Racismo: Alguns “Sabia Que”…

#SabiaQue já em 1749 Georges-Louis Leclerc tinha sugerido que a Terra poderia ter mais de 10 milhões de anos (tem, de facto, 4.5 mil milhões) mas que nunca se atreveu a publicar essa informação?
#SabiaQue no Japão existe uma casta de “intocáveis”, os Eta, que lidam com couro, ossos, entranhas, peles e abate de animais? Estas pessoas não podem mudar de profissão, geração após geração?
#SabiaQue no Japão vivem perto de 300 mil brasileiros, descendentes dos nikkei, antigos emigrantes nipónicos no Brasil. Os japoneses, em geral, vêm-nos como “uma população ruidosa, cujos modos descontraídos e expressivos, adquiridos graças a quatro gerações de Brasil, não se enquadram na cultura local, reservada e controlada”
#SabiaQue o censo de 2010 mostrou que, no Japão, entre 128 milhões de habitantes, havia apenas 2 milhoes de estrangeiros (chineses, coreanos, brasileiros, filipinos, paquistaneses e iranianos, principalmente)?
#SabiaQue em 1959, o último ano em que se realizou uma estimativa censitária racial menos de 1% da população em Angola e Moçambique era de “raça mista” ao passo que em São Tomé e Príncipe era de 7% e em Cabo Verde de 70%?
#SabiaQue o geógrafo grego Heródoto atribuía uma cor diferente ao esperma dos negros?…
#SabiaQue apenas, e após varias petições, em 1924, é que nos EUA os índios passaram a ter cidadania? E de facto, hoje em dia, os índios têm tripla cidadania: EUA, estatal e da tribo.
#SabiaQue no Brasil (censo de 2010) existem 818 mil indígenas numa população de 190 milhões?
#SabiaQue foi o investigador francês Buffon (século XVIII) quem, primeiro, observou que as diferentes raças humanas não poderiam ser espécies diferentes de um género, já que, a ser assim, os descendentes híbridos seriam estéreis?
#SabiaQue em 1776, pressionado pelos Estados esclavagistas do sul, Jefferson suprimiu uma passagem que condenava o rei Jorge III pelo estímulo ao comércio esclavagista?
#SabiaQue Darwin chamou a atenção para a “selecção negativa” produzida por séculos pela Inquisição a qual excluiu sistematicamente os indivíduos de pensamentos e acções mais ambiciosas, sendo assim responsável pelo declínio a longo prazo, ao passo que a emigração dos europeus mais enérgicos para a América britânica produzira o efeito oposto”?
#SabiaQue em 1893 mais de um terço dos habitantes do Império Otomano eram cristãos, metade dos quais arménios e quase outra metade gregos?
#SabiaQue em 1893 56% dos habitantes de Istambul eram cristãos?
#SabiaQue entre 1915 e 1916 metade da população arménia do Império Otomano foi massacrada pelos turcos? A outra metade refugiou-se no Império Russo e alguns milhares na Síria e no Iraque.
#SabiaQue o massacre de mais de um milhão de arménios foi o primeiro genocídio programado e executado por um Estado com o envolvimento directo da administração local otomana e executado pela “Organização Especial” com o apoio de tribos nómadas curdas?
#SabiaQue na década de 1920, a Turquia massacrou mais de 500 mil gregos na região do Ponto?
#SabiaQue embora a Itália fascista tivesse declarado a “origem ariana da sua população” e excluído das funções públicas e profissões liberais todos os judeus, só quando os alemães assumiram o controlo do país é que os judeus italianos foram enviados para campos de concentração alemães? (E mesmo assim em números muito limitados e com grande resistência das autoridades locais)
“As várias tribos (da Terra do Fogo) eram canibais em tempo de guerra e, quando, no inverno, a fome os pressionava, matavam e devoravam as idosas antes de matarem os cães, pois estes podiam apanhar lontras”
Charles Darwin,  A Origem das Espécies
#SabiaQue o primeiro caso de perseguição racial e genocídios de África foi executado pelos alemães, na sua colónia na Namíbia, em 1904, contra os hereros?
#SabiaQue durante a ocupação pelos catalães do Ducado de Atenas os gregos foram vendidos como escravos até que, por fim, o rei aragonês proibiu essa prática?
#SabiaQue na Segunda Grande Guerra trabalham na Alemanha 13.5 milhões de pessoas obrigadas a realizarem trabalhos forcados, mais, em 6 anos, que todo o esclavagismo europeu em 350 anos?
#SabiaQue os membros da casta dos “intocáveis” de Valthara (Gujarate) se sentem poluídos pela presença de um membro de uma casta “superior” levando a cabo rituais de purificação quando este deixa o local onde estão?
#SabiaQue em Nils, na Sérvia, existe a Torre das Caveiras erguida pelos turcos para comemorarem a derrota dos revolucionários Sérvios mortos numa das suas primeiras revoltas? Originalmente, com perto de mil caveiras, tem hoje apenas 58 tendo sido as demais recolhida por familiares.
#SabiaQue entre 1940 e 1950 mais de 2.5 milhões de pessoas passaram pelos “campos de reeducação” soviéticos?
#SabiaQue Hitler considerava que as raças superiores estavam limitadas aos alemães, escandinavos, holandeses, britânicos e norte-americanos?… Desta lista estavam, portanto, excluídos os seus aliados italianos, espanhóis, romenos, búlgaros, húngaros, etc, etc…
#SabiaQue segundo as Leis de Nuremberga de 1935: “um cidadão do Reich é um súbdito do Estado (…) que prove, através da sua conduta, que está disposto e apto a servir fielmente o povo alemão e o Reich”? Desta forma, os socialistas e comunistas perderam a cidadania alemã e foram equiparados aos judeus.
#SabiaQue um estudo realizado na Alemanha entre 1875 e 1876 demonstrou que 32% dos judeus tinham cabelo louro e 19% olhos azuis? Outro estudo, feito em 1911, desmentia a teoria do “nariz adunco” e nunca se encontrou ligações entre o tipo sanguíneo e a ascendência judaica…
#SabiaQue, paradoxalmente, a intensificação em plena guerra, das politicas antijudaicas, com o envolvimento de muitas tropas especiais, combustível, armas e recursos gastos em logística e na rede de campos de concentração, foi uma das causas para a derrota alemã em 1945?
#SabiaQue os ciganos foram abrangidos pela “Lei para a Protecção da Saúde Hereditária do Povo Alemão” e que mais de meio milhão foi morto na Europa ocupada pelos nazis?
#SabiaQue Hitler acreditava que após a derrota soviética era preciso impedir o regresso da Rússia ao Cristianismo porque isso daria “um elemento organizativo aos europeus de leste”?
#SabiaQue Hitler defendia que os territórios de leste deviam ser retirados aos russos e “entregues a alemães, dinamarqueses, holandeses, noruegueses e suecos”?
Hitler sobre os emigrantes alemães nos EUA: “os milhões de alemães que emigraram para os EUA são agora a espinha dorsal deste pais e estão não só perdidos para a pátria, mas também inimigos, implacavelmente mais hostis que quaisquer outros”
#SabiaQue em 1955, ocorreu um grande motim, em Istambul, contra a comunidade grega da cidade o que levou a emigração de 200 mil gregos que o Tratado de Lausana permitira que ficassem na Turquia?
Anúncios
Categories: História, Sociedade Portuguesa, Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

Moradores do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Moradores do Areeiro

AMAA

Associação de Moradores e Amigos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

%d bloggers like this: