Sabia que… Lisboa?

…tem mais de dez mil hectares em jardins, divididos por 73 parques e jardins?
…estão recenseados mais de 15 mil moradores na nova freguesia do Parque das Nações, mas não existe nesta autarquia um só Centro de Saúde?
…que o varrimento das ruas e passeios, a remoção de ervas daninhas e o despejamento das papeleiras públicas são agora tarefas dos funcionários dos quadros das juntas de freguesia?
Sabia que Lisboa assenta sobre antigos recifes, recobertos por mantos basálticos do período Cretácico (145 a 66 ma)?
Sabia que na zona oriental de Lisboa abundam as rochas ricas em fósseis, com conchas de moluscos, crocodilos e mastodontes?
Sabia que o ponto mais alto de Lisboa e o Castelo de São Jorge, com 200 metros de cota? As restantes colinas de Lisboa tem cerca de 100 metros de altura.
Sabia que a manutenção das vias rodoviárias continua a ser uma competência da câmara municipal?
Sabia que a manutenção dos passeios cabe agora às juntas de freguesia, com excepção da calçada artística?
Sabia que quem pinta as passadeiras são as juntas de freguesia?
Sabia que a recolha de lixo doméstico cabe à câmara municipal, assim como a recolha seletiva (papel, vidro e plástico)?
Sabia que os grandes jardins da cidade continuam a ser mantidos pela Câmara Municipal de Lisboa?
“No ano passado passaram por Lisboa cerca de dez milhões de turistas, o equivalente à população portuguesa atual (…) os espanhóis são os que mais apreciam e visitam a cidade, com os ingleses e os franceses logo atrás. Os alemães também descobriram os encantos de Portugal e, recentemente, tem também havido um aumento de turistas vindos da Ásia, especialmente da China (um dos países que mais gasta em termos de turismo mundialmente) e do Japão.” Público de 14 maio 2014
Sabia que a construção, gestão e manutenção dos parques infantis públicos cabe agora às juntas de freguesia?
Sabia que as reparações nas escolas cabem agora às freguesias, ainda que as intervenções estruturais permaneçam sob a responsabilidade da câmara?
Sabia que quem autoriza a instalação de uma esplanada é a junta de freguesia?
Sabia que são as juntas de freguesia que passam licenças de venda ambulante de lotarias e para arrumadores de automóveis?
Sabia que os mercados são agora geridos pelas juntas de freguesia, ainda que continuem a ser equipamentos do município?
Sabia que a colocação e manutenção de placas toponímicas é agora uma competência das juntas de freguesia?
Sabia que a freguesia da Ajuda deve o seu nome à Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, construiria no século XV para albergar uma imagem milagrosa da Virgem?
Sabia que a freguesia de Alcântara recolhe o seu nome de Al-Kantara significa “ponte” em árabe e que esse nome advém de uma ponte romana situada entre as ruas de Alcântara e Prior Crato?
Sabia que o nome da freguesia de Alvalade advém do árabe Albalat que significa “planície”?
Sabia que o nome da freguesia de Arroios advém dos vários cursos de água que aqui existiam?
Sabia que o nome da freguesia de Avenidas Novas advém do nome comum da região coberta pelo “Plano Geral de Melhoramentos da Capital” da autoria do arquiteto Frederico Ressano Garcia?
Sabia que a freguesia do Beato tem a origem do seu nome de Frei António da Conceição, um frade do Convento de Santo António de Xabregas (finais do século XVI)?
Sabia que a freguesia de Belém tem a origem do seu nome na igreja de Santa Maria de Belém, no mosteiro dos Jerónimos?
Sabia que a origem do nome da freguesia de Benfica é narrada por Fernão Lopes num episódio em que uma mulher terá dormido com o futuro marido antes do casamento, sendo este condenado à morte pelo rei: “dizem que isto sucedeu no Termo de Lisboa, no lugar de Bemfica, e que dizendo os que acompanhavam El-Rey, que a mulher ficava mal, respondeu El-Rey,  Bem fica,  e casando-a depois com outro lhe deu com que passar; e que celebrando-se a ação del Rey ficara este nome ao lugar, que antes tinha outro”.
Sabia que a freguesia de Campo de Ourique encontra a origem da sua denominacao no bairro de Campo de Ourique, uma antiga terra de quintas pertencentes a Campolide?
Sabia que a primeira referência histórica a Carnide data de 1279, numa paróquia entao criada nessa zona rural a norte de Lisboa. Na época, o topónimo era escrito como “Carnedi” ou “Carnyde”.
Sabia que a freguesia da Estrela encontra o seu nome no convento beneditino de 1572, dedicado a Nossa Senhora da Estrela?
Sabia que a freguesia do Lumiar tem a origem do seu nome no latim liminares (“limiar”), ou seja “a fronteira da cidade”?
Sabia que Marvila deriva do árabe marbala que significa “solo abundante em arbustos”?
Sabia que a freguesia da Misericórdia advém o seu nome da sede da Santa Casa da Misericórdia na igreja e casa Professa de São Roque, fundada em 1768?
Sabia que a origem do nome da freguesia dos Olivais vem da lenda que declara que um imagem e Nossa Senhora terá aparecido numa oliveira tendo depois sido transportada até um sacristia da igreja, tendo aqui desaparecido em 1700.
Sabia que o topónimo “Penha de França” provém do Convento da Penha de França, fundado em 1598?
Sabia que a freguesia de Santa clara encontra a origem do seu nome da antiga Quinta de Santa Clara?
Sabia que a nova freguesia de Santa Maria Maior tem a origem do seu topónio no nome original da Sé de Lisboa?
Sabia que a freguesia de sano António tem a origem o seu nome numa homenagem ao mais popular santo da cidade?
Sabia que a origem do nome da freguesia de São Domingos de Benfica está no convento de São Domingos de Benfica, criado em 1399? a freguesia foi criada em 1959.
Sabia que na época medieval e até ao século XVI o actual território da freguesia do Areeiro era rico em terras de regadio, com muitas hortas e olivais, tendo-se instalado aqui quintas e palacetes nobres como o da Belavista e do Casal Vistoso (ambos no século XVI
Sabia que já transitaram para as juntas de freguesia, no âmbito da reorganização administrativa, mais de 1200 trabalhadores da CML, e que mais irão ser transferidos nos próximos meses?
Sabia que, desde 2007, foram criados oito novos parques horticolas em Lisboa? Estes espaços são atribuídos por concurso. Até 2015, estão previstos novos concursos, para novos espaços.
Sabia que até cinco por cento do que cada contribuinte paga de IRS se destina ao municipio em que reside? Lisboa decidiu devolver metade desse valor aos seus residentes, traduzindo-se tal decisão numa perda de receita de 28 milhões de euros, que assim são transferidos para os municipes.
Sabia da existência do “programa B.a.Ba”? Este programa municipal visa aumentar em 50% a oferta da rede de cresches da cidade, criando assim 2520 novas vagas. O projeto destas novas creches (construídas de raiz) é do atelier Appleton e Domingos Arquitetos,  estao já duas destas creches em funcionamento.
Sabia que o Orçamento Participativo de Lisboa, de 2014, prevê uma verba global de 2.5 milhões de euros, dividido num milhão de euros para os projetos com valor igual ou inferior a 500 mil euros e 1.5 milhões para os projetos com valor igual ou inferior a 150 mil euros?
Sabia que no Orçamento Participativo de Lisboa, de 2013, votaram mais de 36 mil pessoas?
Sabia que segundo o novo Código da Estrada, a distância lateral mínima entre o automóvel e a bicicleta passa a ser de 1.5 m? Agora também já é permitida a circulação paralela de duas bicicletas e equipara-se este veículo aos automóveis na regra de prioridade em cruzamentos.
Depois do terremoto de 1755, várias famílias nobres vieram instalar-se no Areeiro, por exemplo, na quinta do Pina, Mendonça, Grilo, Pacatos, entre outras.
Sabia que foi a extracção de areia, na antiga Quinta da Montanha, que esteve na origem do topónimo Areeiro?
Sabia que o “Bairro Carmona” foi construído em 1928 pela Câmara de Lisboa para alojar os seus funcionários, tendo então 101 fogos?
Sabia que a construção do Bairro Social do Arco do Cego começou em 1919 e terminou em 1934?
Sabia que o Instituto Superior Técnico e o Instituto Nacional de Estatística são da autoria do arquiteto Pardal Monteiro (1897-1957)?
Sabia que o plano do Bairro do Areeiro data de 1938, com projeto de Luís Cristino da Silva, seguindo critérios definidos por Duarte Pacheco?
Sabia que em 1950 havia o plano para construir na praça do Areeiro um monumento aos “heróis” do colonialismo, depois abandonado?
Sabia que a Fonte Monumental da Alameda Dom Afonso Henriques foi projetada pelo arquiteto Carlos Rebelo de Andrade em 1939?
Sabia que foi na avenida Guerra Junqueiro que, a par da Baixa, recebeu as primeiras iluminações natalícias de Lisboa, em 1957?
Sabia que a extensão da linha do metro até à freguesia do Areeiro (estações entre os Anjos e Alvalade), data de 1972?
Sabia que a Urbanização das Olaias, de 1972 e projetada por Tomás Taveira ganhou em 1982 o Prémio Valmor?
Anúncios
Categories: História, Lisboa | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

Moradores do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Moradores do Areeiro

AMAA

Associação de Moradores e Amigos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern everything with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

%d bloggers like this: