Sabia Que… Sebastianismo

Sabia que Dom Sebastião tinha um amor platónico e secreto pela sua prima, Dona Juliana de Castro, herdeira da Casa de Aveiro?
Sabia que o exército de Dom Sebastião, em 1578, tinha 14 mil infantes, 1600 cavaleiros, além dos 300 arcabuzeiros e 300 cavaleiros do seu aliado Mulei Mahomed? Do lado de Mulei Moluk, alinhavam-se 40 mil cavaleiros e 8 mil infantes.
Sabia que Mulei Moluk, o adversário de Dom Sebastião em Alcácer Quibir, ao ver a carga rompante do Terço dos Aventureiros e o consequente recuo da sua cavalaria, decidiu montar a cavalo – apesar de muito doente – morrendo de síncope com o esforço? Os seus validos esconderam o corpo e nas hostes marroquinas ninguém soube do sucedido.
Sabia que embora a batalha de Alcácer Quibir estivesse praticamente ganha, com a captura de estandartes, a morte do rei adversário, o recuo da sua cavalaria e o avanço do Terço dos Aventureiros, tudo se inverte subitamente, quando o seu comandante fica ferido e o seu substituto ordena a paragem do avanço?
Sabia que Dom Sebastião foi morto porque os setenta cavaleiros marroquinos, foram surpreendidos por turcos da guarda do rei Malu, que também queriam lebar o prisioneiro?
Sabia que quem achou o corpo do rei, no dia seguinte à batalha, foi o seu moço de câmara, Bastian de Resende, tendo sido então reconhecido por muitos dos seus, incluindo Fernando Góis de Loureiro, que mais tarde escreveria sobre o sucedido?
Sabia que o dito “Dom Sebastião de Veneza”, detido em Espanha e visitado pelo duque e duquesa de Medina-Sidónia, nobres espanhóis das relações do falecido (?) Rei contaram que este reconheceu, mas mãos da duquesa um anel que lhe ofertara por ocasião de uma viagem que fizera a Cádis? O “Dom Sebastião de Veneza” disse ainda que havia mandado gravar, previamente, por baixo da pedra preciosa, o nome e a sigla do seu nome. Ao desencravar a pedra, os duques encontraram efetivamente as marcas.
Sabia que em 1623, Maria de Macedo, conhecida por “a Vidente do Chiado” dizia viajar em espírito, até à Ilha Encoberta, onde falava com Dom Sebastião e onde todos se vestiam de preto e branco, encontrando-se lá, igualmente, os profetas Enoch e Isaías? Em 1653, a Vidente do Chiado foi denunciada à Inquisição que, em 1666, a integraria num auto-de-fé condenando-a a açoites e a 5 anos de desterro em Angola.
Anúncios
Categories: História, Mitos e Mistérios | 1 Comentário

Navegação de artigos

One thought on “Sabia Que… Sebastianismo

  1. Carlos Castelo

    Segundo o que conta meu sobrinho que nasceu em Marrocos, El Rei Don Sebastião não morreu na batalha de Alcácer Quibir, mas, que fora feito prisioneiro e esteve numa fortaleza marroquina durante muitos anos! É aonde se encontra as armas pessoais desse Rei português! Quando falei com o meu sobrinho que El Rei Don Sebastião, que tinha morrido na batalha, ele disse que isso não é verdade! Pois que El Rei estivera longo anos aprisionado e disse-me o nome da fortaleza e aonde ela fica situada, que de momento não me lembro! Eu fiquei muito admirado, se El Rei Don Sebastião estivera prisioneiro, porque os portugueses dessa época não tentaram uma forma de resgatar o monarca ? Será que ficaram com medo dos árabes, e não quiseram fazer algo de alguma troca ou pagar um resgate pelo Rei? Por vezes a história de Portugal está muito mal contada, e provavelmente como não conseguiram ou não quiseram resgatar o Rei, disseram que ele morrera na batalha! Os árabes sabem que o Rei de Portugal que esteve prisioneiro, e ao que parece essa é uma verdade do que se passou em Alcácer Quibir !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

Moradores do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Moradores do Areeiro

AMAA

Associação de Moradores e Amigos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern everything with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

Parece piada... fatos incríveis, estórias bizarras e outros micos

Tem cada coisa neste mundo... e todo dia surge uma nova!

O Vigia

O blog retrata os meus pensamentos do dia a dia e as minhas paixões, o FLOSS, a política especialmente a dos EUA, casos mal explicados, a fotografia e a cultura Japonesa e leitura, muita leitura sobre tudo um pouco, mas a maior paixão é mesmo divulgação científica, textos antigos e os tais casos ;)

%d bloggers like this: