Em 11 de dezembro de 1552, quando a família real estava a assistir aos ofícios no Paço da Ribeira quando um Calvinista inglês derrubou o cálice do altar, criando grande alvoroço. O protestante foi preso, julgado e arrastado para o Terreiro do Paço, onde lhe cortaram as duas mãos e o queimaram vivo? Dom João III ficou tão afetado por este acontecimento que passou a vestir-se de luto carregado e nunca mais ninguém o viu alegre e só passou a comer em loiça de barro, até ao dia em que morreu, em 11 de junho de 1557.
Sabia que no Convento de São Domingos (perto do atual Rossio), dos frades dominicanos, se realizava a leitura dos autos de culpa aos condenados da Inquisição, antes de serem enviados para a fogueira?
Sabia que na praça fronteira ao Convento de São Domingos (perto do atual Rossio) se realizaram vários autos-de-fé? Nesta mesma praça era comum que os transeuntes ouvissem os gemidos dos torturados no interior das masmorras dos Estáus.
Sabia que o ultimo auto-de-fé se realizou em Lisboa apenas a 7 de agosto de 1794?
Sabia que como os autos-de-fé tinham lugar no Terreiro do Paço, no Rossio e até no adro da Igreja, era frequente o cheiro a carne humana queimada no interior da igreja de São Domingos, até durante os ofícios religiosos?
Sabia que em 1761, a Inquisição queimou uma estátua do escritor Francisco Xavier (Cavaleiro de Oliveira) no Rossio, porque este residia na Alemanha e o Tribunal não o conseguia capturar?
Sabia que quando a Inquisição transportava os seus prisioneiros para o Palácio dos Estáus, no Rossio, obrigava estes a pagarem dois cruzados por cada dia de viagem?
Sabia que foi em Lisboa que a Inquisição retirou o corpo de Dom João IV do caixão, despiu-lhe as vestes reais e, à vista da rainha Dona Luísa de Gusmão e dos príncipes Dom Afonso e Dom Pedro, julgaram o rei morto como inimigo do Santo Ofício e exorcizaram-na, só permitindo, depois o enterro religioso?
Sabia que quando a Constituição de 1820 acabou com o Tribunal da Inquisição, o povo invadiu o Palácio dos Estaus (reconstruido depois de 1755) e destruiu os muitos instrumentos de tortura com que os milhares de vítimas da Inquisição tinham sido supliciados?
Sabia que o Teatro Nacional Dona Maria II se situa no local onde – até ao grande incêndio de 1836 – funcionava o tribunal do Santo Ofício?
Sabia que a Igreja de São Domingos, a igreja onde dentro da qual se chegaram a queimar pessoas em autos-de-fé, foi destruída por um incêndio em 13 de agosto de 1959?
Sabia a princesa Dona Joana, só soube da morte do marido, o príncipe Dom João, dezoito dias depois porque os sogros preferiram evitar que ela corresse o risco de abortar? Durante todo esse tempo, eles e todas as aias que a visitavam no Paço da Ribeira não podiam vestir luto.
Sabia que quando Dom Sebastião nasceu no Paço da Ribeira recebeu esse nome porque nasceu no dia desse santo?
Sabia que – segundo o Doutor Almaça, (enviado a Portugal por Filipe I) – “a Dom Sebastião aborrece de tal forma as mulheres que afasta os olhos delas e se uma dama lhe oferece ou entrega algo, como um simples copo, ele procura recebe-lo sem tocar-lhe nas mãos.”?
Gostar disto:
Gostar A carregar...
Relacionado
Comentários Recentes