Uma equipa da Universidade de Maryland desenvolveu uma aplicação informática que permite que o município responda rapidamente a buracos no pavimento ou em passeios públicos, obstáculos nas vias ou passeios ou outras anomalias urbanas que requerem uma intervenção por parte da autarquia. A equipa liderada por Jon Froelich permite que utilizadores não treinados do “Amazon Mechanical Turk Service” façam zoom através das ruas do município usando Google Street View procurando e identificando essas anomalias. Em particular, os utilizadores do sistema procuram por obstáculos a possuidores de deficientes visuais ou cadeiras de rodas.
Quando uma destas anomalias é encontrada é enviado um relatório contendo imagens da área afetada. O município pode assim enviar rapidamente as suas equipas para o local e efetuar aqui as reparações ou intervenções devidas.
A aplicação atual depende da intervenção de seres humanos para identificar essas áreas problemáticas, mas está já a ser desenvolvida uma versão automática que através de algoritmos visuais pode substitui-los com um grande aumento de rapidez na identificação dessas anomalias.
É relativamente simples reunir um grupo de voluntários, repartir entre eles zonas de uma cidade portuguesa presente no Google Street View e encetar um projeto de identificação de obstáculos viários a deficientes motores ou invisuais e de outras anomalias urbanas e reporta-los à câmara municipal, reclamando a sua correção. O projeto poderia ser conduzido sem recurso a software especial e carecendo apenas de algum trabalho voluntário.
Comentários Recentes