Uma sondagem do Eurobarometro mostrou que os cidadãos europeus confiam nas suas organizações da sociedade civil para influenciarem as políticas dos seus governos e fazer a diferença nas comunidades onde estão inseridos. Sinais disso mesmo são dados pela participação crescente nos vários Orçamentos Participativos que se fazem hoje em várias cidades europeia, pela quantidade crescentes de petições e pelo aumento das adesões a associações e ONGs em alguns países do velho continente.
A sondagem revela que 59% dos cidadãos europeus acreditam que as ONGs comungam com eles dos mesmos interesses e valores. 54% acredita que votar ou participar numa associação ou ONG pode influenciar os processos políticos de tomada de decisão e mais de 70% defende que votar nas eleições locais ou nacionais corresponde a uma forma efetiva de alterar a condução política dos governos. 34% confessaram ter assinado uma petição nos últimos dois anos e 24% terem exposto os seus pontos de vista a um eleito a nível local ou regional, 10% a um eleito a nível nacional e apenas 4% a nível europeu.
Ainda que revele alguns números animadores, este eurobarometro mostra ainda algumas sérias limitações na forma como se faz democracia participativa na Europa. Os números de participação cívica ou associativa no sul da Europa continuam a ser muito inferiores aos do norte do continente, com a agravante que hoje – depois dos sucessivos e draconianos tapetes de austeridade – muitas associações vivem hoje em grandes dificuldades económicas ou paralisadas e reduzidas à atividade mínima. O número de 70% de eleitores que acham que o voto influencia a política é também notavelmente baixo. Pergunta-se para que vão votar aqueles 30% que dizem que o voto não afeta a condução política dos governos. E que apesar do tomo otimista desta sondagem existe uma crise credibilidade da democracia na União Europeia que não tem da devida atenção por parte da classe política.
Fonte:
http://www.aeidl.eu/en/news/451-les-citoyens-simpliquent-dans-la-democratie-participative.html
Comentários Recentes