Democracia Participativa em curso no Brasil: Uma petição na Internet exige a destituição do presidente do Senado brasileiro Renan Calheiros

Brasil

Brasil

O Brasil tem nos orçamento participativos de Porto Alegre um dos melhores exemplos mundiais de Democracia Participativa. Mas a forma juridicamente aceite de petições online adotada no Brasil já deixa, contudo, muito a desejar.

Em primeiro lugar, no Brasil, uma petição pode ser apresentada na Internet, o que pode também suceder em Portugal e é uma forma correta de simplificar o acesso a esta forma de cidadania ativa. Mas depois, a lei brasileira exige a reunião de mais de 1.3 milhões de assinaturas, um valor demasiado alto para permitir o recurso frequente a esta ferramenta básica de cidadania… apesar desta exigência, corre na Internet brasileira uma petição que reclama a destituição do presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, e que já conta com mais de um milhão de subscritores.

A petição pela destituição de Renan Calheiros resulta de um processo que corre agora nos tribunais brasileiros sobre o uso de faturas falsas para mascarar pagamentos ilícitos de um empresário que lhe pagava o arrendamento de um apartamento e a pensão de uma filha, nascida de uma relação extra-conjugal secreta do senador brasileiro.

Calheiros é membro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, da coligação que apoia atualmente o Governo Dilma Rousseff.

Fonte:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3044012

Categories: Brasil, Democracia Participativa, Política Internacional, Política Nacional, Portugal | 9 comentários

Navegação de artigos

9 thoughts on “Democracia Participativa em curso no Brasil: Uma petição na Internet exige a destituição do presidente do Senado brasileiro Renan Calheiros

  1. João

    O Brasil está muito longe de ser uma democracia participativa. Se você quer mesmo saber a verdade, de democrático o Brasil não tem quase nada. Eu já nem sei se o brasileiro realmente elege os seus representantes e os seus governantes, depois de ter visto um vídeo denunciando a urna eletrônica.

    Veja este outro vídeo, e me diga se os esquerdistas brasileiros têm mentalidade democrática!

    Agora eu pergunto. Uma cidadã cubana não tem o direito de ser oposição ao seu próprio governo? O que os militantes esquerdistas brasileiros têm que se intrometer nisso? Ir ao Congresso em Brasília protestar contra o José Genoíno e contra o Renan Calheiros eles não vão! Que raio de democracia é a do Brasil? Voto obrigatório, quase não há referendos, senadores e deputados totalmente indiferentes quanto a vontade dos eleitores…

    • Sim, tenho seguido essa contestatacao à visita dessa blogueira cubana, alegadamente financiada pelos EUA… sao sinais, mas nada de novo: a contestacao um tanto “automatica” aos EUA classificamente identiifica uma certa Esquerda aqui e ai, suponho… nao tenho duvidas de que o estado da Democracia Participativa no Brasil ainda tem muito espaço para crescer, mas ha exemplos encorajadores… porto alegre, por exemplo, é frequentemente citada como um modelo exemplar do conceito dos orcamentos municipais participativos.

      • João

        Referente a dissidente cubana, eles podiam convidá-la para um debate e argumentar em defesa do Fidel Castro e do Raúl Castro. E não ter a intenção de agredi-la como demonstraram. Até o Senador petista Suplicy reconheceu como inadequado o comportamento daqueles ativistas socialistas/comunistas.
        Referente ao Senador Rena Calheiros, o professor de Direito Constitucional explica o porquê de no Brasil não adiantar fazer petição pública pela sua destituição da presidência do Senado e mesmo para cassar o seu mandato.

        • sim, parece evidente que existe muito a fazer no campo do desenvolvimento das petições no Brasil… mais que em Portugal, onde havendo também muito a fazer, pelo menos se consegue que sejam debatidas em plenário.
          Eu próprio já alterei uma lei com uma petição (com quase 500 mil assinaturas) e o MIL levou a outra com uma petição de 4 mil…

  2. João

    Postei um comentário que não apareceu! 🙂

  3. Roberto

    Renan – um senador que já renunciou para escapar da cassação, todos os Brasileiros querem isto… ou então de que vale a lei – Ficha Limpa??? Fora Corruptos!!!!!!!!!

  4. O momento dele ser enchotado do Senado está chegando, o gigante está acordando, o povo está nas ruas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

<span>%d</span> bloggers like this: