
Qaher 313
Surpreendendo tudo e todos, o Irão mostrou ao mundo um protótipo de um novo caça, o “Qaher 313”. O aparelho foi apresentado no decurso da comemoração nacional da Revolução Islâmica de 1979.
O ministro da defesa iraniano, o Brigadeiro General Ahmad Vahidi declarou que “o avião será diferente de todos os outros aviões de combate já construiu”. As fotografias que foram divulgadas aparentam tratar-se de um avião furtivo, com ângulos e com uma cauda semelhante ao F-22 norte-americano. Exibe canards fixos e asas com uma pequena superfície alar. O cockpit é estranhamente simples, como se o modelo apresentado fosse apenas um “kit” à escala real ou um protótipo ainda numa fase muito inicial, talvez apenas ainda com a intenção de testar a airframe. As entradas de ar também são muito pequenas. Demasiado pequenas para um avião supersónico, de facto. O aparelho, se chegar mesmo à fase de produção em série, irá substituir a frota de pouco mais de dez F-14 Tomcat que o Irão preserva desde a queda do Regime do Xá.
Apenas uma maqueta… e das rascas.
Duvido que algo com aquela configuração de asa e tão pouca superfície consiga sustentação.
Quem observar as restantes fotografias em detalhe encontra outros pormenores absurdos.
Só me interrogo sobre qual o propósito de tanto empenho nestas fantochadas.
Propaganda interna?
Deve ser o antigo sonho do “tapete mágico voador”. De repente com um empurrãozinho de Alá… De qualquer maneira, parece mais um míssil do que um avião, dada sua aerodinâmica. Mas também cabe lembrar que essa gente não tem nada de boba.
Claro. E externa… mas… ainda acho q aquilo é mesmo um projeto real: de um aparelho subsonico, armado apenas com dois misseis (uma especie de caca furtivo de baixo alcance e muito especializado). Explicaria a pequenez do motor e da area alar…
Bastante estranho, mais parece um míssil por sua configuração aerodinâmica, Quem sabe tem algo a ver com o “tapete mágico voador”? Será que Alá daria um empurãozinho? Mas porquê se exporiam ao ridículo internacional com uma coisa inviável? Boba essa gente não é.
Porque internamente a coisa rendeu uns prime time… o regime nao anda nos topos das sondagens e estes golpes publicitarios sempre rendem alguma coisa…
Ainda que eu ache que este projeto existe mesmo, mas nao com os exageros que eles colocam nas noticias.
Tenho certeza que vai ser um sucesso. O meu filho viu as fotos e pediu um para colocar na garagem. Os colegas da escola dele viram e também querem. Vou já comprar acções da Matel
Não credes, heim?… bem, eu gostava de acreditar que os iranianos conseguem fazer um avião assim.
I want to believe, como dizia o outro.
But it’s hard, acrescento eu!
e se for verdade, sinto inveja no ar.
O tempo o dirá: se daqui a cinco anos nao aparecerem imagens desse aparelho no ar, entao teremos a certeza: é patranha.