Reflexão Sobre a aplicação do modelo alemão de Ensino Dual em Portugal

Introdução:
Um sistema educativo dual combina estágios em empresas e educação vocacional num estabelecimento de ensino tradicional. O sistema foi adotado (em diversos graus) em vários países, como a Alemanha, a Áustria, a Croácia ou a Suíça, entre outros, como a China, a Dinamarca e a Holanda.

O modelo alemão de ensino dual, conhecido por Duales Ausbildungssystem permite que os jovens germânicos escolham uma entre 356 áreas de estágio, como assistente de medicina, ótico ou empregado da construção civil. Todas estas áreas são reguladas e os programas definidos a nível nacional segundo padrões muito claros e precisos e aplicados da mesma forma em todo o território alemão.

O Estágio Empresarial:
Neste modelo dual, os jovens passam nas empresas entre três a cinco dias por semana tendo essas organizações a responsabilidade de garantir que os estudantes recebem educação num certo padrão de qualidade e quantidade nacionalmente definidos para a área vocacional que escolheram seguir. No modelo alemão, este ensino prático é acompanhado por aulas igualmente práticas em associações comerciais ou câmaras de comércio, por forma a que o ensino não seja demasiado especifico à realidade de uma só empresa. Estes cursos não excedem as quatro semanas no ano, sendo acompanhados por aulas mais teóricas nas escolas vocacionais que não excedem os sessenta dias anuais em blocos de uma a duas semanas cada.

Ensino Vocacional:
Da responsabilidade dos Estados alemães (a Alemanha é uma federação) esta parte do Ensino Dual alemão disponibiliza aos jovens no sistema ensinamentos teóricos sobre política, cidadania, economia, comércio, religião e desporto.

Avaliações:
No Sistema Dual germânico, os primeiros testes ocorrem a meio do percurso vocacional e servem apenas como indicador, não sendo estes resultados incorporados na avaliação final. Os exames são da responsabilidade de organizações comerciais e câmaras de comércio e indústria. Existem também exames elaborados por sindicatos, mas aqui o exame intercala já não é meramente indicativo, contando em 40% para a nota final. Aqueles estudantes que não conseguirem aproveitamento podem tornar a inscrever-se no próximo ano, mas apenas o podem fazer uma vez.

Vantagens de um Sistema Dual:
O estudante incorpora imediatamente o mercado de trabalho e vai recebendo tarefas de complexidade e responsabilidades crescentes à medida que as suas competências vão crescendo. Para as empresas, estes são os funcionários ideais, uma vez que os conhecem bem antes de os contratarem e que recebem treinamento específico para a realidade empresarial onde serão inseridos. Para os estudantes, os benefícios são também óbvios: obtém conhecimentos diretos de outros colegas mais experientes, sem teorias ou disciplinas de difícil ou impossível aplicação prática e, recebendo um vencimento desde o começo destes estágios.

Críticas ao Sistema Dual alemão:
Na Alemanha, tem-se observado nos últimos anos uma tendência para que um número crescente de estudantes segue os seus cursos somente em escolas e não em empresas, sobretudo devido a uma resistência crescente das empresas a aderirem ao sistema. Esta resistência empresarial encontra várias justificações: os custos do treinamento; a complexidade dos regulamentos envolvidos; a parte teórica e vocacional (em escolas) não fornece às empresas jovens suficientemente preparados para o estágio pratico, entre outras razões. Outra critica comum prende-se com o facto de apenas um pequeno número de jovens concorrerem a estágios de posições menos complexas, deixando-os por preencher. Paralelamente, empresas que operem em áreas mais técnicas ou especializadas têm dificuldade em encontrar posições adequadas para o menor nível de competências exigido pelo Ensino Dual, por comparação com o Ensino Superior convencional.
A resposta alemã a estas dificuldades passou pelo estabelecimento de contratos com empresas que permite que as empresas recorram a aprendizes ainda que não tenham qualquer plano para os contratar e pela criação de cursos práticos unicamente na Escola ou no Estado.

Conclusão:

Um sistema de ensino dual não é a panaceia que cura todos os males do sistema de ensino nacional. Encerra em si mesmo, uma série de contradições perigosas, desde logo propiciando à criação de duas castas de estudantes, fechadas sobre si mesma e provenientes de escalões sócio-económicas bem distintos. A utilização do ensino público como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade de igualdade de oportunidades é assim ameaçada por um sistema de castas, em que o Ensino Dual se pode rapidamente transformar.

Mas não tem que ser necessariamente assim. A falta de qualidade média do ensino nacional é quase unanimemente reconhecida e isso indica que as coisas não podem ficar como estão: temos que nos aproximar dos melhores (Coreia do Sul e Finlândia) e deixar os caminhos que já trilhamos. E a transformação do ensino superior num “depósito” de jovens para adiar o mais possível a sua entrada no mercado de trabalho, entretendo-os com mestrados, doutoramentos e quejandos de nula ou escassa utilidade prática, não é parte da solução, mas do problema. Devidamente adaptado à realidade cultural e social lusa, abrindo pontes que permitam que os alunos do Ensino Prático (que demonstrem especiais capacidades) acedam ao ensino superior e interligando ambos com as empresas, sem deixar que estas o usem como uma reserva de mão de obra barata ou, pior, paga pelo Estado, é possível implementar um Ensino Dual em Portugal que restaure as perdidas “escolas profissionais” no nosso sistema de ensino, que forme para a vida e não para a academia (e o desemprego) e que instale nos jovens um instinto empreendedor e dinâmico que hoje tanto escasseia.

Anúncios
Categories: Economia, Educação, Política Internacional, Política Nacional, Portugal | Etiquetas: | 1 Comentário

Navegação de artigos

One thought on “Reflexão Sobre a aplicação do modelo alemão de Ensino Dual em Portugal

  1. No meu caso, aprendi muito com o método de ensino da Preply, faço alemao empresarial e as aulas são on line e por Skype https://preply.com/pt/skype/professores-alemao-para-negocios é uma ótima escolha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: