
Unha-3
É oficial: a Coreia do Norte, finalmente e depois de uma sucessão de fracassos mais ou menos clamorosos, conseguiu colocar um satélite em órbita. Isso mesmo foi confirmado pelo NORAD norte-americano, que detetou o lançamento e o seguiu, confirmando a queda do primeiro andar no Mar Amarelo e do segundo no Mar das Filipinas. Segundo o NORAD: “o míssil lançou um objeto que parece ter conseguido entrar em órbita”, o que confere com declarações oficiais do regime norte-coreano segundo as quais “a segunda versão do satélite Kwangmyongsong-3 foi colocado em órbita” por um foguetão Unha-3.
Nem tudo parece ter corrido bem, contudo… segundo fontes norte-americanas, o satélite estaria fora de controlo, pouco depois de entrar em órbita. Como propósitos deste satélite estaria a “observação da Terra” e… a emissão de hinos patrióticos. Propósitos falhados, já que segundo fontes dos EUA o satélite estaria “morto”, ainda que em órbita.
Fonte:
http://feedproxy.google.com/~r/nasawatch/Aekt/~3/M7pzkRxrzy4/did-north-korea.html
Superado pela Coreia do Norte…
Sim, é triste… o foguete coreano parece ser muito fraco (potencia a fiabilidade) e o “satélite” pouco mais que uma caixa vazia, mas conseguiram lanca-los sozinhos e isso é realmente notável.
Os nossos principais entraves são uma classe política que simplesmente ignora a importância do programa espacial e uma mídia e um povo que seguem o mesmo rumo.
Sem duvida: se a exploracao espacial fosse sentida como uma prioridade nacional pela maioria da populacao, ja teria havido muito mais progresso nesse campo. Esse é o trabalho de sapa que cumpre ainda fazer.