O Brasil como “Quinto Império” ou “Império do Espírito Santo”

Dom João VI (http://www.jbrj.gov.br)

Dom João VI (http://www.jbrj.gov.br)

“Assim como no ano de 1808 Dom João VI com a sua corte fugiram dos ataques dominadores do ambicioso imperador Napoleão refugiando-se em terras brasileiras, agora que Portugal perde a sua soberania para a “Comunidade Europeia” (mais propriamente para a França, Alemanha e Inglaterra), a alma portuguesa, com os seus ideias mais caros do Quinto Império ou Império do Espírito Santo será salva e revivida no Brasil.”

Claudia Pacheco
História Secreta do Brasil

Essa é também a minha convição. Mas trata-se aqui de um objetivo de longo prazo. A curto, não há condições para alicerçar tal união: a esmagadora maioria dos brasileiros não se revê conscientemente nos ideais do “Quinto Império” ou, melhor, do “Império do Espírito Santos” e o mesmo se pode dizer – em boa verdade – dos portugueses.

Existe um tremendo trabalho de sapa, lento, paciente, mas objetivado para apresentar a portugueses que o seu futuro a longo prazo não está unicamente na Europa, mas também, no além Mar, num Brasil continental que foi criado por si, a partir dos melhores dos seus durante séculos para que o “Projeto Áureo” de Dom Dinis pudesse ser concretizado. E que não foi pela deriva ultra-católica de Dom João III. Mas a situação de grave crise financeira e o desnorte europeu na condução da mesma podem levar os portugueses a procurarem soluções inovadoras e a refundação das ligações com a lusofonia na América pode ser uma delas…

Do outro lado do Mar Oceano há um trabalho ainda mais gigantesco a cumprir: a maioria dos brasileiros não se sente “lusófona”, nem encara os portugueses como irmãos ou pares (na melhor das hipóteses vê-os como um avó que nunca conheceu). As ligações económicas e culturais são quase vestigiais e há aqui um imenso campo por explorar… para tornar viável qual reaproximação ao “reino duplo” perdido em 1822 há que reaproximar, primeiro, nos campos culturais, económico e diplomático. Usar essa magnifica plataforma de entendimento que é a CPLP para criar espaços de partilha e comunhão de experiências, recursos e projetos e partir daqui em diante para uma verdadeira “união” (aprendendo com todos os erros da “união” europeia) e criando assim condições para que os dois pés desse “Império do Espírito Santo”: Brasil e Portugal, possam erguer-se e seja recriado essa entidade multicultural, pluricontinental e espantosa que seria uma união Portugal-Brasil. Antecâmara de uma “União Lusófona” de ainda maior escala e ambição…

Anúncios
Categories: Brasil, História, Movimento Internacional Lusófono, Portugal | 16 comentários

Navegação de artigos

16 thoughts on “O Brasil como “Quinto Império” ou “Império do Espírito Santo”

  1. Eu nunca ví Portugal tão presente no Brasil como agora: é uma enóloga portuguesa dando cursos em São Paulo; restaurantes portugueses sendo abertos também em São Paulo; festa do vinho em São Roque celebrando a imigranção portuguesa; restaurante em São Roque fazendo pisa da uva com grupo da Ilha da Madeira; galãs portugueses participando de novelas e até indo em programas femininos para dar receita de bacalhau…

    • Mas no ano corrente foram passados apenas dois mil vistos de trabalho e sempre provisorios. Portugal, realizou varias acoes extraordinarias de legalizacao de imigrantes brasileiros, mas o Brasil está muito longe de corresponder. Sobretudo neste momento de grave aperto para tantos portugueses, seria de esperar iguais facilidades.

      • Rentao Rodrigues da Silva

        As coisas aqui estão começando a ficar complicadas. A “bolha” de crescimento está começando a dar sinais de exaustão. O crescimento brasileiro, quando ocorre, é baseado em comodities agrícolas e expansão do consumo via endividamento. Os bancos já começam a demitir pois a inadimplência só se faz aumentar. O ano de 2013 será muito complicado…

        • Sim, ha sinais preocupantes por esses lados… desde logo, como poderia um pais exportador resistir eternamente a uma Depressao que paulatinamente se vai insyalando em todo o ocidente?

  2. renators

    …continuação: isso sem falar dr algumas reportagens que o vetusto Jornal Hoje da Rede Globo, mostra sobre Portugal: já ví reportagem sobre Fado e sobre a cidade de Óbidos. E a TV Tribuna aqui de Santos mostrou recentemente uma reportagem sobre um encontro de pessoas daqui com familiares da Ilha da Madeira.

    Portugal tem, realmente, estado mais na moda por aqui, Vamos ver quanto isto dura.

    • E se o investimento do Brasil em Portugal tambem sobe. Ao que me lembro estava na escala do um para dez, um número absurdamente baixo, tendo em conta a escala continental da economia brasileira.
      Mas sao sinais encorajadores, decerto, mas muito pequenos e lentos, ainda…

  3. IG

    Desculpa mais os Brasileiros não tiveram facilidade em Portugal,Os engenheiros e os médicos que o digam,demorou mais de 10 anos para os Portugueses validarem seus diplomas.E fato que as leis imigratórias do Brasil estão defasadas mais o governo tem trabalhado em cima disso.Agora eu quero ver qual o pais do mundo que ja anistiou 4 vezes a população estrangeira que vive em seu território.E só assistir ao vídeo…

  4. Pedro

    Na descoberta do Brasil está subjacente a formação do homem novo, o tal homem de aquário, cruzamento de um europeu com um índio e que está encoberto num dos objectivos da Ordem de Cristo a principal patrocinadora dos descobrimentos.

  5. “…eu quero ver qual o pais do mundo que ja anistiou 4 vezes a população estrangeira que vive em seu território.E só assistir ao vídeo…” Dessa eu não sabia.

  6. Helga

    Olá, fiquei sabendo que a Dra Cláudia B. S. Pacheco, autora do livro “A História Secreta do Brasil”, irá dar um curso sobre o mesmo. O curso começa dia 2 de março e terá duração de 5 meses, no 1º sábado de cada mês. Será presencial ou online ao vivo.
    Para mais informações: 55 (11) 3032-3616 http://www.historiasecretadobrasil.org

  7. Através de acordo político com a ditadura cubana, o governo do PT está enchendo o SUS de médicos cubanos, foi revogado o exame dos conselhos regionais de medicina pra validar os diplomas de medicina estrangeiros, apenas no caso de médicos cubanos, os CRMs estão furiosos, nada contra, apesar de uma certa complicação na comunicação com a população mais carente, o Brasil tem defasagem destes profissionais. Mas então porque não também trazer médicos portugueses? Os reitores de universidades portuguesas estão tentando este acordo com o governo brasileiro. http://m.jb.com.br/internacional/noticias/2013/06/16/apos-engenheiros-e-arquitetos-reitores-portugueses-querem-medicos/ http://acritica.uol.com.br/noticias/Manaus-amazonas-amazonia-Medicos-cubanos-CRM-AM-governo-federal-Revalida-dilma-saude_0_928107210.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: