
Um dos geisers de Enceladus (http://apod.nasa.gov)
O foco das últimas missões científicas em busca de vida ou de sinais de vida no Sistema Solar tem sido Marte. Mas a verdade é que indícios recentes colocaram Marte não no topo, mas no meio da tabela dessa lista de melhores candidatos. No topo, estão alguns satélites de Júpiter e Saturno e, nomeadamente, do último planeta gigante, Saturno: Enceladus…
Um cientista da NASA, Chris McKay, está a trabalhar numa proposta para uma missão robótica ao satélite saturnino. O que está a fascinar os cientistas em Enceladus é um geiser no polo sul do satélite que está a levar para a superfície a água do oceano subterrâneo e os componentes orgânicos que este contém. Enceladus tem assim os quatro componentes essenciais à vida: água líquida, energia, carbono e. nitrogénio.
O problema está em que colocar uma sonda no solo de Enceladus será extremamente difícil… colocar uma sonda em Enceladus demoraria pelo menos quinze anos, contando com a ida, recolha de amostras e regresso à Terra. Obviamente, o local favorito para colocar a sonda é nas imediações desse geiser, já que qualquer eventual vestígio de vida nesse oceano subterrâneo acabará por ser arremessado nesses jatos de água para a superfície sem que se tenha que escavar e navegar num mar submerso como se teria que fazer noutro excelente candidato para esta demanda: o satélite joviano Europa.
Fonte:
http://www.npr.org/2012/08/05/158170844/life-on-mars-try-one-of-saturn-s-moons-instead?ft=1&f=1007
Nitrogénio? Que é isso? Também veio com o desacordo ortográfico? 😉