
Fernando Pessoa (http://24horasnewspaper.com)
“Em todas as ordens definidas, mas com fundamento oculto, há a ordem externa e a ordem interna. Assim nos Templários, na data da sua extinção violenta, era Chefe Externo (Grão-Mestre) o cavaleiro francês Jacques de Molay, e era Mestre Interno (Mestre do Templo) o cavaleiro escocês Robert de Heredom.
A Estrita Observancia, recebendo a alma da sua missão da Ordem de Cristo, ficou com certa parte da informação sobre a alma do Templo dos Templários.”
Fernando Pessoa sobre a Ordem Externa e a Ordem Interna da Ordem do Templo
Nunca nos seus textos – como neste – Fernando Pessoa expõe de forma tão clara a sua convicção de que existiriam nao uma, mas duas Ordens do Templo. Uma Externa, pública e atuante no mundo, corrompida porventura por ensinamentos obtidos no Oriente até aquilo a que noutro texto Pessoa chama de “satanismo” e uma outra Ordem do Templo, Interior e vera guardiã dos mais profundos e secretos ensinamentos e conhecimentos da Ordem.
Estas duas Ordens eram paralelas, na estrutura, meios, fins e hierarquia, o seu mais alto lider externo recebia o título de Grão-Mestre e em 1314 era Jacques de Molay. Por seu lado, a Ordem Interna era regida por um “Mestre do Templo”, o qual à data da extinção era o escocês Robert de Heredom, que conseguiria a proteção do rei escocês (como Dom Dinis protegeria os cavaleiros em Portugal) e transpor assim para os graus mais elevados e secretos da maçonaria os ensinamentos dessa Ordem Interna dos Templarios.
Comentários Recentes