
Jens Weidmann (http://media.news.de)
A revista norte-americana “The Atlantic” diz que Jens Weidmann, o presidente do Bundesbank “é o pior banqueiro central do mundo” porque – desde logo – não sabe que “a alta generalizada dos preços pode fazer com que o custo da dívida pareça exagerado”. O autor do artigo, Matthew O’Brian, acrescenta ainda que “O presidente do Bundesbank não percebe factos elementares e acredita que os seus colegas personificam o diabo”.
O articulista chega a esta conclusão a partir de uma declaração do presidente do Bundesbank em que este diz que no passado vários países do mundo viveram com taxas de juro de 7% e que se hoje os países nessa situação a enfrentassem o mundo não estaria perante a iminência do desastre. O que esta eminência germana parece incapaz de perceber é que nesse mírifico “passado dourado” a inflação ou o crescimento do PIB eram proporcionalmente elevados.
A ignorância ou pura cegueira ideológica do homem que está à frente do mais influente Banco central europeu e que determina efetivamente a condução da política económica europeia explica porque chegamos a este ponto: a Europa não está em desnorte porque não tem liderança. Ela tem líderes, mas eles são imbecis altos e loiros que julgam que todos os povos do sul são constituídos por gastadores compulsivos que urge castigar de forma exemplar. Infelizmente, imbecil não é quem o pensa, nem diz. É quem o é. E Weidmman é-o.
Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=581719
Comentários Recentes