Todos aqueles que tenham sido condenados por um crime violento ou de índole sexual serão obrigados a possuir um telemóvel com GPS, câmara e gravador de áudio. Esse equipamento (usando terminais comercialmente disponíveis a baixo custo), captara permanentemente o posicionamento GPS e os endereços IPs das redes WiFi vizinhas enviando essa informação em pacotes regulares para servidores centrais e seguros. De forma aleatória, fotografias e segmentos de som serão também capturados e enviados após compressão e encriptação para esta localização central.
Estes dados serão arquivados durante um período pré-especificado de tempo, findo o qual serão destruídos. O seu acesso será permitido apenas a Tribunais ou no decurso de investigações policiais (devidamente autorizadas por um juiz de instrução). Estes registos servirão um triplo propósito:
1. Dissuadirão o condenado de qualquer reincidência, já que sabe que a sua geo-localização será sempre conhecida e gravada.
2. Permitirão agilizar muitas investigações policiais, possibilitando o descartamento de suspeitos, reduzindo os erros judiciais e o tempo de investigação (pela eliminação de suspeitos)
3. O sistema será aberto a todos, mesmo aqueles que não sendo condenados, pretendem ter um álibi permanente contra falsas acusações. Nesse caso, o sistema será fechado e os seus registos poderão ser acedidos apenas pelo próprio.
Comentários Recentes