
Golden Dawn grego (http://static.guim.co.uk)
Atenção ao que se passa na Grécia! O seu partido neonazi (com um título muito apropriado e historicamente relevante de “Aurora Dourada” ou “Golden Dawn”) não somente parece ter consolidado o robusto sufrágio recolhido nas últimas eleições como o parece estar a reforçar. Fruto das desilusões de muitos gregos para com a presença do seu país na União Europeia e na Moeda Única, este crescimento encontra um eco no outro extremo do espetro político, no Syriza.
Atualmente, os neonazis gregos são já uma força de respeito, sendo o quinto partido mais votado e com uma presença no parlamento tendo segundo uma sondagem recente saltado atualmente para o terceiro lugar e agregando já 12% dos votos, se ocorressem eleições, hoje.
Acima dos neonazis, estão apenas a “Nova Democracia”, em queda nas sondagens e a coligação de Esquerda Syriza, que em algumas outras sondagens aparece já acima da Nova Democracia, com 30% das intenções de voto, dois pontos, portanto acima de um dos três atuais partidos de governo. O PASOK, responsabilizado diretamente por muitos gregos pela situação a que chegou o país, praticamente evapora-se, recolhendo nesta sondagem pouco mais de 7% das intenções de voto.
Dado que a escala da depressão na Grécia não só não dá sinais de querer abrandar como deverá ainda agravar-se mais com o “tapete punitivo” que a União Europeia quer deitar sobre Atenas, com mais cortes da Despesa e agravamentos da carga fiscal, será de esperar que o agravamento das condições de vida vá favorecer o crescimento dos partidos nos extremos e evaporar os Conservadores da Nova Democracia, emulando exatamente o que sucedeu com o Pasok. Assim, a Grécia ficará ingovernável, sem que nenhum partido consiga uma base parlamentar suficientemente forte. Tudo pode então acontecer e um golpe militar não pode ser posto fora de equação. Foi a isto que levou a política de “olhos fechados” da União europeia durante duas décadas e agora a estratégia da “vingança e castigo” patrocinada pela Alemanha e imposta por esta à União Europeia.
Fonte:
http://www.zerohedge.com/news/greek-neo-nazi-party-surges-third-polls-anti-bailout-syriza-back-top
Comentários Recentes