Cancelados todos os NPO2000 por construir, assim como as lanchas de fiscalização, mas o NavPol tem condições para avançar…

O Governo revogou o contrato de construção dos NPO2000 que a um custo de 50 milhões de euros cada deviam substituir os patrulhas e corvetas que com mais de 40 anos cumprem hoje de forma muito limitada as suas missões de vigilância e soberania no Mar português para grande gáudio das frotas espanholas de arrastões e dos traficantes internacionais de droga. Revogado foi também o contrato para a construção de cinco lanchas por cem milhões de euros que deveriam substituir os vetustos patrulhas da classe Cacine. Mantém-se apenas a finalização do segundo patrulha oceânico NRP Figueira da Foz, e do primeiro, o NRP Viana do Castelo, já na Marinha em 2011 mas ainda sob período de garantia. São assim cancelados os NRP Sines, Ponta Delgada, Funchal e Aveiro que estavam inicialmente planeados

Mas nem tudo são más notícias… o Governo aprovou a aquisição do projeto (por um máximo de 25.5 milhões de euros) do projeto do Navio Polivalente Logístico (NavPol), que os Estaleiros de Viana do Castela receberam da HDW como contrapartida dos dois submarinos. O NavPol, que agora dá finalmente um passo importante para o arranque da sua construção, será uma adição importante ao inventário da Marinha com os seus 162 metros de comprimento e capacidade para transportar até 650 fuzileiros, o navio será uma excelente plataforma de projeção de forças para missões humanitárias ou no estrangeiro, algo que que Portugal nunca teve no seu inventário e que está apenas ao dispor da maioria das grandes armadas do globo. Além da força embarcada de fuzileiros, o NavPol terá ainda até seis helicópteros Lynx e ate 22 viaturas ligeiras, podendo movimentar-se a uma velocidade máxima de 19 nós. Agora, Portugal tem este projeto… Veremos quando terá os 230 milhões de euros necessários à sua construção.

Fonte:
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=03448448-EA59-4C6B-9152-10294BEB53B0&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021

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Categories: DefenseNewsPt, Defesa Nacional, Política Nacional, Portugal | 2 comentários

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2 thoughts on “Cancelados todos os NPO2000 por construir, assim como as lanchas de fiscalização, mas o NavPol tem condições para avançar…

  1. Boas!
    Estou aqui a comentar apenas para corregir o equivoco publicado a respeito do NAVPOL publicado no seu BLOG

    O Navpol não deu passo nenhum no que toca á sua construção
    O estado ao comprar o projecto do NAVPOL popriedade dos ENVC esta apenas a camuflar o deficit dos ENVC

    Trabalho nos ENVC. o projecto do NAVPOL é de 2008 e ja esta obsoleto, dali nao sai navio nenhum, os ENVC ja nem o contabilizavam como um activo no relatório e contas de 2011

    Isto a mais uma farsa, da história vergonhosa, que é esta da reprivatizaçao dos ENVC.

    Eu ate sou a favor da reprivatização , mas este processo esta a ser um 2º BPN

    Abraço!

    • Obrigado pela sua preciosa achega.
      O projeto estará certamente obsoleto (e sobreavaliado, segundo alguns) mas poderá servir sempre de base para uma atualizacao…
      E exibidos um passo – primeiro e incompleto – para a sua construcao.
      Agora se me pergunta se acho esse dinheiro bem gasto… nao: preferia mais um NPO.

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