Promover boas práticas de recrutamento “neutral” à idade
Porque a discriminação por idade é no mercado laboral um fenómeno cada vez mais gritante e porque está a criar condições de emergência social os empregadores devem elaborar um “código de conduta” conducente à supressão de todas as formas de discriminação por idade.
Eis a nossa proposta:
1. Reconhecer que a discriminação existe. E que tem custos para todos, empresas e cidadãos. Não o reconhecer, é aceitar a existência de discriminação.
2. Conhecer o quadro legal relevante por forma a minimizar riscos de litigação.
3. Criar um clima de trabalho adequado à existência de colaboradores de vários escalões etários.
4. Remover linguagem e termos que discriminam em função da idade como “jovem”, “dinâmico” dos recrutamentos internos e externos.
5. Remover todas as referência explícitas ou implícitas de seleção de primeiro nível de recrutados que aludam a idade.
6. Passar a recrutar mais na base de respostas específicas e “application forms” e menos a partir de currículos.
7. Na entrevista de seleção usar sempre a mesma bateria de questões, independentemente da idade do entrevistado.
8. Publicitar interna e externamente a política de não-discriminação
9. Verificar todos os procedimentos e normas internas procurando identificar e eliminar todos os obstáculos à paridade de tratamento em função da idade.
10. Aumentar as competências técnicas dos colaboradores de todas as idades, mas dando uma especial atenção aqueles que têm mais de quarenta anos.
11. Criar mecanismos que permitam lidar de forma efetiva com todas as queixas de discriminação interna com base na idade.
12. Rever e monitorizar continuamente todas as políticas anti-discriminação que estejam ativas no seio da organização. Definir objetivos quantificaveis e prazos muito concretos e aferir o seu alcancamento. Ter especial atenção à monitorização estatística dos processos de recrutamento e assegurar que todos os recrutados o foram porque esses colaboradores se adequavam melhor à descrição de funções e os excluídos não o foram devido à sua idade.
Comentários Recentes