Sobre o “Projeto Caetano” (Salvador Caetano-EADS)

O Governo assinou a renegociação do contrato de contrapartidas com a EADS (Airbus Military) originalmente pensado para o A400M. Esta renegociação vai permitir o arranque de um projeto que vai rondar os 75 milhões de euros e que poderá criar cerca de 800 postos de trabalho (diretos e indiretos). Com este projeto (a que se somam os da Embraer e da OGMA) pode começar a falar-se de um pequeno “cluster aeronáutico” português… Contudo, há que obter mais dados sobre este contrato já que Santos Pereira (mau sinal…) mencionou que este projeto “se enquadra perfeitamente no nosso desígnio nacional que é reindustrializar o País, apostar no sector produtivo e na exportação”.
Mas então em que consiste exatamente este “Projeto Caetano”? Peças para o A400M? Para o Typhoon? Mas se Portugal não tem nos seus planos adquirir nem os caros Typhoon para substituir os F-16… É certo que em 2015 esses aviões terão já mais de trinta anos de serviço, ou seja, as fuselagens estarão já demasiado enfraquecidas para permitir um uso em segurança. Em teoria, se não fosse a crise financeira, já deveríamos estar a procurar um sucessor, em que o Typhoon poderia ser uma opção, mas a 90 milhões de euros por unidade, é melhor esquecer… e o F-35 (para cima de 190 milhões, então é melhor mesmo nem falar. Embora seja o sucessor “natural” do F-16). Provavelmente, a opção financeiramente mais sustentável seja o Gripen sueco (40 a 60 milhões) ou o Rafale (60 milhões). Mas nenhuma destas opções económicas é da EADS. Apesar da EADS ter de facto 46,32% do capital da Dassault poder favorecer o Rafale, no contexto deste contrato… Será então o Rafale, via contrato EADS-SC e presença da Embraer em Portugal o sucessor do F-16?… De qualquer forma, espero que este contrato não venha a colocar em causa o KC-390 e que este aparelho não seja agora substituído pelo A400M, bem mais caro e difícil de manter que o aparelho brasileiro!
Fontes:
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Categories: DefenseNewsPt, Defesa Nacional, Economia, Portugal | Deixe um comentário

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