
Sistema de Energia das Ondas da AW Energy (rackcdn.com)
A instalação do protótipo para produção de energia das ondas ao largo de Peniche decorre a bom ritmo. A unidade foi desenvolvida pela empresa finlandesa AW Energy e consiste numa plataforma metálica de 40 metros, composta por três pás verticais gigantes que será colocada a vinte metros de profundidade a cerca de 500 milhas da costa. Em teoria, o protótipo conseguira gerar pelo menos cem quilovátios, ou seja, o suficiente para 40 a 60 habitações.
Daqui a três anos, o parque deverá ter uma capacidade total de 500 kw, ou seja, cinco unidades em funcionamento.
A estrutura do protótipo começou a ser construida em março de 2011 nos Estaleiros Navais de Peniche. Esta estrutura tem tanques que uma vez cheios de água serão submersos levando as pás metálicas (concebidas na Finlândia) até a profundidades onde as correntes são mais fortes que à superfície.
O custo total deste projeto ascende a cinco milhões de euros, três dos quais com financiamento europeu e que – se os atuais testes forem sucedidos – irá instalar na praia da Almagreira a primeira central de energia das ondas deste tipo. Assim se encontrem investidores para os cem milhões de euros que se estimam serem necessários para uma instalação capaz de produzir entre os 50 e os 100 megawatts (MW),
Fonte:
http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=52929
Não sei é se não terá impacto na própria formação das ondas que atraiem tantos turistas à zona.
Estão a grande profundidade… mas pode haver efeito, de facto. De qq modo, havendo que se sacrificar algo, eu sacrificaria os surfistas em prol de autonomia energética.
realmente é uma notícia cheia de calinadas…
peguei no GEarth e medi 500 milhas para Oeste e calha em planícies abissais com médias de profundidade superiores a 4 kms…
sobre a suposta perda de ondas, não me parece, a energia é poderosíssima, não serão uma pázinhas finlandesas que impedirão o mar português do que quer que seja.
Otus… depende do local da instalação… perto da costa podem influenciar na formação da onda!
Lusitan
penso que não, no entanto não tenho maneira para sustentar a teoria.
mesmo que houvesse algum tipo de influência, seria até a hélice ganhar a rotação de cruzeiro, após esse “momentum” a influência seria mínima.
A noticia, por acaso, é omissa a esse respeito…
A formação da onda tem a ver com o fundo marítimo perto da costa, com o vento e com as marés, logo se houver estruturas perto da costa no fundo do mar influenciarão a formação da onda. E quando falo na onda… é na onda surfável… na rebentação.
Parece estar mais ligadas as correntes maritimas e não as ondas?!