
Unha-3 (http://newsinfo.inquirer.net)
A Coreia do Norte está a trabalhar num novo modelo de míssil balístico que terá sido já sido testado quatro vezes nas instalacoes militares de Musudan-ri, na costa nordeste da península coreana. O míssil tem a designação KN-08 e o seu desenvolvimento paralelo ao ja conhecido e testado sem sucesso por quatro vezes seguidas o modelo “Unha” prova que os norte-coreanos já não acreditam que este lançador venha a ser alguma vez um lançador orbital confiável e seguro.
Não se sabem exatamente as razoes do ultimo falhanço do Unha. Os radares sul-coreanos que o seguiram cuidadosamente desde o lançamento provam que o foguetão se desintegrou depois de apenas dois minutos de voo. Como é nesta fase da sua ascensão que se registam as maiores tensões estruturais, fruto da existência de mais altas pressões atmosféricas a baixas altitudes e de uma maior velocidade, especula-se que uma ligeira inclinação do engenho pode ter sido suficiente para exercer lateralmente uma pressão excessiva sobre o foguetão, destruindo-o.
Fonte:
http://www.spacewar.com/reports/N_Korea_tests_long-range_missile_report_999.html
Não era apenas para lançar um satélite? O dia em que os EUA se cansarem da Coréia do Norte, nem a China vai defendê-la da invasão norte-americana. E é perigoso a Rússia ajudar os EUA. Aí “a cobra vai fumar”. 😈
Nao, este novo missil nao é o unha-3 mas um novo modelo. De qualquer modo, sim, o Unha-3 é de facto um icbm, que tb lanca satelites, como todos os icbms, de resto.
esses norte coreanos adoram desafiar a comunidade internacional
Eles vivem dessa chantagem, de facto!