
Magalhães (http://imgs.sapo.pt)
Por várias vezes já escrevi aqui sobre o que pensava do programa Magalhães… da imensa oportunidade perdida ao se ter fidelizado os utilizadores dos computadores a software proprietário de uma grande corporação multinacional e ao ser ter encharcado os computadores de software, quando este devia ser reduzido ao mínimo, dispensando jogos e ferramentas de chat, focando em software de programação e de teor estritamente educativo.
Tornado em mera plataforma comercial de computação, a maioria dos Magalhães acabariam por não serem mais do que computadores baratos usados por pais e irmãos mais velhos. Quanto aos esperados extraordinários efeitos educativos do programa eles simplesmente nunca foram medidos em Portugal… mas isso não aconteceu no Peru. Com efeito, foram publicados os resultados de um estudo sobre os efeitos da utilização do “One Laptop per Child” (OLPC) e nas 319 escolas onde estes computadores muito idênticos ao Magalhães foram introduzidos há alguns anos e onde agora um estudo do Banco Inter-americano de Desenvolvimento não encontrou provas de que a utilização do OLPC tivesse tido qualquer impacto nas notas de matemática ou de línguas dos alunos.
O estudo encontra contudo algumas vantagens, como o aumento de acesso à Internet e a computadores a muitas famílias onde este acesso era previamente impossível O aumento de competências básicas como processamento de texto, mas a grande conclusão mantêm-se: a entrega de computadores como o Magalhães ou o OLPC a crianças em idade escolar nao chega – de per si – para aumentar o seu rendimento escolar e então, há que questionar se o programa merece mesmo ser promovido e implementado.
Fonte:
http://digg.com/newsbar/Technology/one_laptop_per_child_program_not_improving_math_or_language_test_scores_according_to_study
ando um bocado enjoado com estudos que dizem uma coisa e o seu contrário, sem consistência cientifica como arma de arremesso político, sobretudo no caso dos Magalhões.
estas ligações http://visao.sapo.pt/uma-das-escolas-mais-avancadas-do-mundo-e-portuguesa=f547669 e http://historiaporumcanudo.blogspot.pt/2011/03/premio-nacional-de-professres.html provam que estão totalmente errados, que o problema reside na falta de formação dos professores que nem eles sabem exponenciar as enormes capacidades desta ferramenta.
incompetentes descarados (por dizerem que os computadores não tem relevância formativa) há-os em todo o lado…
Uma coisa nao contradiz a outra, pelo contrario: prova o que digo: esses projetos sao inuteis e um desperdicio de recursos preciosos.