Cavaco Silva não ocupa um cargo político qualquer. O Presidente da República é no sistema democrático português a figura mais alta do Estado e para que o sistema político funcione bem essa figura tem que se revestir de uma credibilidade institucional muito própria, que garante equilíbrio, que seja capaz de falar com os vários agentes do sistema e com todos os setores da sociedade. Que seja forte, em suma. Essa necessidade é tanto mais importante quanto mais difíceis for a situação política e económica do país…
E esta é gravíssima, sabe-mo-lo bem.
Um Presidente que acumula gaffes todas as semanas, que produz declarações infelizes à saída ou entrada de eventos, que tem que depois “clarificar” é para Portugal mais um peso morto que uma vantagem. E Portugal merecia, precisava de bem mais…
Nesta situação, Portugal precisava de um Presidente que unisse, que criasse consensos em torno de desígnios nacionais ou que usasse um dos derradeiros poderes que deixaram na função: a Palavra para minorar um pouco as dificuldades que atravessam hoje tantos portugueses.
Por estas razões (e por muitas outras, presentes, passadas e futuras) apelo a que todos os português cumpram o seu dever cívico, que saiam desse torpor em que vivem e façam a sua parte: que assinem esta Segunda Petição que defende a Demissão de Cavaco Silva, que esta chegue aos Cem Mil peticionários e que assim não reste a Cavaco Silva outra saída que não seja a Demissão.
Assine AQUI !
Comentários Recentes