A Rússia vai receber 94 Sukhoi Su-34 a partir de 2020

O Ministério da Defesa russo assinou um contrato que prevê a aquisição de 94 aparelhos Su-34 Fullback. Os aviões serão entregues a partir de 2020 e permitirá a substituição dos últimos caças-bombardeiros Su-24 ainda em uso na força aérea deste país do Leste europeu.

Noticias anteriores indicavam que apenas 70 aparelhos seriam entregues em 2015, sendo que estes 90 aviões representam assim um incremento notável na encomenda e afirmam uma vontade muito expressiva de modernizar a força aérea russa e… Num contexto de campanha eleitoral que não deve ser esquecido.

A ocorrência de três acidentes com aviões Su-34 entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012 indica que existe uma necessidade cada vez mais urgente de substituir estes aparelhos em operação na Rússia desde a década de 70.

Cada Su-34 custa 36 milhões de dólares (menos de um terço de um F-35), é fabricado pela Sukhoi desde 2008 e é propulsado por duas turbinas AL-31MF. O aparelho foi concebido como um bombardeiro tático de alta precisão, armado com um canhão de 30 mm GSh-301, até 12 mísseis Alamo ou Archer, sendo também capaz de transportar ASMs ou vários tipos de bombas de precisão.

Fonte:
http://www.defencetalk.com/russian-defense-ministry-to-buy-92-su-34-fighters-40697/#ixzz1nxrvKKIr

Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: | 31 comentários

Navegação de artigos

31 thoughts on “A Rússia vai receber 94 Sukhoi Su-34 a partir de 2020

  1. Enoque

    Que caça lindo o Su-34! 🙂

  2. LuisM

    A alcunha dele na Força Aérea Russa é Utkanos: bico de pato.

  3. otusscops

    feio, feio, feio!!!
    e não presta, seu amantes de bárbaros…
    😈

    • Enoque

      Sábia coruja do Minho,
      Para o seu governo, o Su-34 é lindo sim. Seu invejoso! 😈 😀
      Os russos são eslavos, portanto, são tão europeus quanto os polacos, o checos, os eslovacos, os eslovenos, os croatas… e vou revelar-te o futuro (como se eu lá soubesse o que vai realmente acontecer 😀 ). A Rússia vai entrar na UE, no espaço de shengen e no euro. Será formada a real superpotência do planeta, os Estados Unidos da Europa comandados pelo eixo franco-alemão-russo, apesar da capital federal ser Bruxelas. A China vai atacar, derrotar e conquistar os EUA, vai anexar também o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, Taiwan, o Japão e vai ajudar a Coréia do Norte a anexar a Coréia do Sul. Também a Suíça e a Noruega, a Sérvia, o Kosovo, o Montenegro, a Albânia, a Bósnia-Herzegovina, a Moldávia, a Bielorrússia, a Ucrânia, até a Geórgia vai entrar na UE, no euro e no espaço de shengen, os únicos países que vão permanecer excluídos serão a Turquia e o Azerbaijão. A UE do futuro será do Atlântico ao litoral siberiano no Pacífico. E se a Inglaterra que você tanto ama abusar da paciência da Alemanha e da França, vai ser excluída do bloco, pois vai mandar menos do que a Rússia na UE. 😈 E sem os EUA no mundo, vai haver uma nova ordem mundial* (já odeio a expressão) bipolar, o eixo franco-alemão-russo de um lado contra a China do outro. 👿

      😀 😀 😀 😀 😀 😆 😆 😆 😆 😆

      • otusscops

        Enoque

        “o Su-34 é lindo sim. Seu invejoso”
        não é, nem sou porque o F-16 é mais bonito e mais melhor bom!!! :mrgreen:

        “Os russos são eslavos, portanto, são tão europeus quanto os polacos, o checos, os eslovacos, os eslovenos, os croatas…”
        sim e não. nem todos são a mesma coisa, mas pelo menos podemos dizer que são todos Humanos.
        é como dizer que os brasileiros e os portugueses são todos latinos-mediterrânicos. se para os portugueses é verdade, não é para os brasileiros, mas temos outras coisas que nos cimentam a amizade e compatibilidade cultural.

        “A Rússia vai entrar na UE, no espaço de shengen e no euro.”
        duvido, mas nunca se sabe.
        se eles (os russos) modificarem grandemente a sua atitude veria com gosto, mas senão, deixo de querer ser cidadão europeu e peço nacionalidade brasileira.
        os russos são a personificação da barbárie e da bestialidade, nem me ocorre de momento mais nenhum povo igual ou parecido.
        no entanto as russas, ui, ui!!! 😉

        “E se a Inglaterra que você tanto ama abusar da paciência da Alemanha e da França, vai ser excluída do bloco, pois vai mandar menos do que a Rússia na UE.”
        não amo, admiro e gosto muito. quando vieres para a Europa, vamos lá os dois (fazia questão) e entenderás o que quer dizer a palavra CIVILIZAÇÃO mesmo a sério!!!

        “E sem os EUA no mundo, vai haver uma nova ordem mundial”
        não sei se o que emergir será um mundo melhor sem os EUA, mas a marcha da História irá prosseguir. essa NOM (NWO) duvido que se implante, a não ser que seja algo do género, democracia plena na Terra, direitos humanos assegurados de forma universal, eliminação da pobreza, etc…

        • Enoque

          otuscops
          “…mais melhor bom”
          – Aí usa-se a expressão “mais melhor” ???????? 😯
          “…mas pelo menos podemos dizer que são todos Humanos…”
          – да!
          “…se eles (os russos) modificarem grandemente a sua atitude veria com gosto, mas senão, deixo de querer ser cidadão europeu e peço nacionalidade brasileira…”
          – Então? Os alemães não cometeram barbaridades na II Guerra Mundial? E eles (os alemães) não são modelo de civilização para muitos povos hoje em dia? Por que os russos não o podem vir a ser daqui a algumas décadas tão civilizados quanto são os alemães e os ingleses hoje? Por que também os russos não podem melhorar?
          “…no entanto as russas, ui, ui!!! ;)”
          – Eu também gosto da “fruta”. E muito. 🙂
          Você e o Cristiano Ronaldo não são os únicos.
          http://www.closetonline.com.br/noticia/jornalismo%20de%20moda/-%20Todas%20-/5630/Natalia%20Vodianova%20num%20baile%20de%20conto%20de%20fadas
          http://usgirlonline.com/anna-chapman-was-obviously-the-hottest-spy-and-the-medias-favorite/
          http://www.nypost.com/p/pagesix/irina_shayk_and_cristiano_ronaldo_YGS1NEbAaXbCmiyi0Cvt9L
          Aqui no Brasil, uma das gírias para ‘mulher bonita’ é ‘avião’. Então, na Rússia há aviões e ‘aviões’ de excelente qualidade. 😉
          “…quando vieres para a Europa, vamos lá os dois (fazia questão)…”
          Muito bem dito. QUANDO eu for à Europa, e certamente você e o CP estarão entre os primeiros a saber, vamos passear por esse continente lindíssimo. 😉 Certamente a Inglaterra, a Irlanda, a França, a Grécia, a Itália, a Áustria, a Alemanha, a Holanda, a Escandinávia e a Rússia estarão no roteiro da visita, tal como Portugal e Espanha.
          “…não sei se o que emergir será um mundo melhor sem os EUA…”
          Os trolls no Youtube… Europe versus USA



          Falando sério mesmo, eu não desejo o fim dos EUA, desejo que, a elite norte-americana principalmente, mude de mentalidade, para que depois as massas também mudem. Que os Estados Unidos da América revejam o seu modelo de capitalismo, o seu excessivo consumismo e suas excessivas futilidades. E que sejam menos belicosos, que gastem menos com armas e veículos militares. Concordo com o vídeo dos ingleses especificamente com o comentário sobre a ‘irresponsabilidade’ dos líderes norte-americanos. E a Rússia no contexto europeu tem algo que os EUA ainda não têm. Uma longa história. 😉

          • otusscops

            Enoque

            usa-se “mais melhor bom”, não “mais melhor”… mas para gozar, brincar, obviamente!!!
            :mrgreen:

            quanto à viagem, não exageres tá bem???
            😉
            eu dizia para irmos trabalhar uns meses.

            depois podiamos ir à Russia comer fruta, faz bem à saúde, que dizes???

            • Enoque

              Boa idéia. Podemos ir à Rússia. Comer fruta faz bem a saúde. Várias vezes penso em me tornar vegetariano. Mas sou acostumado a comer carne desde criança…

              • É como eu… Tendencialmente sou vegetariano: isto é evito sempre carne quando tenho opção para tal. E assim mais pessoas houvessem porque o consumo de carne é um dos grandes problemas da economia e do ambiente mundial.

                • Enoque

                  Otusscops e Clavis Prophetarum,

                  Às vezes eu posto uma ideia minha e vocês entram em debate. Sobre a alternativa vegetariana e começou um debate sobre poluição. 😀 Vocês me divertem. 😀
                  Meus queridos amigos, eu não sou um ateu, e nem sou agnóstico. Eu acredito no espiritual. Acredito no além-vida. Mas, NÃO acredito na existência da reencarnação e nem na transmigração das almas. Não creio que um ser morre e nasce de novo de outro ventre, na forma de outro ser.
                  Por quais razões eu me tornaria um lacto-vegetariano?
                  1- A minha saúde, as condições do meu organismo. Na verdade, existe mais egoísmo do que altruísmo na minha intenção.
                  2- Eu gosto de meditação (apesar de não ter feito ultimamente) e, o não-consumo de carne facilita a prática. Carne de qualquer tipo de animal tem o processo de digestão muito demorado e dificulta o processo de relaxamento e de visualização mental.
                  Mas apenas me tornar lacto-vegetariano não vai bastar, para tal eu também teria que fazer abstinência de bebidas alcoólicas também. E também me manter magro. 🙂

                  Eu já fiz a experiência como ovo-lacto-vegetariano, e realmente fiquei mais disposto para fazer as coisas, menos cansado, o meu rendimento melhorou. Até para dormir foi melhor.
                  Mas o sabor da carne é muito bom, é difícil ver e não querer comer. O mesmo sobre algumas bebidas alcoólicas. Eu consigo ficar meses sem beber, mas um dia eu acabo abrindo uma garrafa de cerveja, ou de vinho, ou de vodka. 🙂

                • É a tal coisaz, fomos condicionados por milénios de memorias e experiência a comer carne, fonte importante de proteína. O efeito para a saúde é notório, basta ver o que se passa hoje com a epidemia global de obesidade e observar quantos vegetarianos são obesos: nenhum.

              • eu não prescindo da carne.
                pior para o ambiente são os automóveis e a industria petrolifera.

                mas o crescimento demográfico do Homem tem de parar e até reduzir-mo-nos.
                quando é que esta agenda começará a ser discutida??? este é que é o mal de todos os problemas.

                • Serão mesmo piores? Então vai ler umas coisas sobre as emissões de metano da industria agro-alimentar… E sobre a quantidade de vegetais cultivados para alimentos os milhões de rezes que existem pelo mundo fora…
                  Le em partícula o “Ética Pratica” de Peter Singer e depois me dirás o que pensas…
                  Mas como sabes, não sou um radical: como carne, mas peixe (sobretudo) e vegetais, sempre que possível.

                • para mim são piores, o automóvel é uma artificialidade, tal como 7 mil milhões de seres humanos a caminho de 8 mil milhões, 9, 10, …

                  deixa lá os animais, o metano até se pode apanhar, armazenar e vender para tomar banho e cozinhar.

                • Poder, pode mas não se faz em grande escala, sobretudo na India o maior emissor de metano do mundo.
                  Recordemo-nos de que o metano em termos de gases de efeito de estufa é muito mais perigoso que o CO.
                  Quanto aos automoveis, defendo os eletricos para as redes urbanas de transporte e os transportes ferroviarios para os suburbanos, como tu, penso eu de que. ..

      • Não sou tão pessismista… A china é uma manta de retalhos que – cedo ou tarde – se vai desagregar. Não tem a coesão de uns EUA ou – até – de uma Índia… E quando o fizer passarão décadas em guerra civil e em “ajustamentos” de fronteiras, deixando assim em paz o resto do globo. Espero…

    • Não presta?… Vai então ler umas coisas sobre o programa F-35… Mas tu Tb és sempre do contra! Se eu aqui defendesse o f-35 tu haverias logo de o atacar, magano! 🙂

      • otusscops

        “Se eu aqui defendesse o f-35 tu haverias logo de o atacar,”

        experimenta lá???
        😈

        P.S. – ler o quê escrito por quem???
        tudo é parcial, cortinas de fumo, conta-informação.
        a verdade está bem guardada, nunca o saberemos na totalidade.
        agora uma coisa obvia, será que os Russos tem aviões e material assim tão avançados e fantásticos como dizem as características tecnicas gerais por essa internet fora???
        será que eles tem um desenvolvimento cientifico-tecnológico assim tão avançado em relação ao ocidente para terem as performances tão superiores onde tradicional e históricamente tem sido sempre inferiores e derrotados reiteradamente???
        já pensaste nisso???

        • Derrotados? A última grande guerra que travaram venceram-na (contra a Alemanha) e não duvides de que se não fossem eles a concentrar o essencial do esforço de guerra alemão a Historia seria hoje bem diferente… As guerras que houve pelo mundo fora com armas russas foram perdidas não pelas armas russas, nem pelos russos, mas por países do Terceiro Mundo, sem a logística, a qualidade de comando ou o treinamento para as operar decentemente. Ja para não falar dos aviões de modelos “de exportação” com que os soviéticos sempre brindaram os seus aliados de segunda linha e que perderam quase tudo… Com algumas notáveis excepções.

        • otusscops

          continuas sem responder OBJECTIVAMENTE às questões que proponho, irra!!!
          👿

          sobre a URSS versus IIGM, eles tinham milhões de soldados, atiravam-nos para as balas alemãs, autêntica carne para canhão.
          o esforço de guerra foi repartido, se não houvesse os maciços bombardeamentos noite-e-dia dos ingleses e americanos respectivamente para asfixiar o complexo industrial criado por Albert Speer os soviéticos não ganhavam.
          até cães armadilhados cheios de fome serviram para travar os Panzer.

          um exemplo clássico, Orel-Kursk:

          URSS
          1.300.000 homens
          cerca de 7.000 tanques
          III REICH
          cerca de 800.000 ~ 900.000 homens
          cerca de 2.700 tanques

          Baixas
          URSS
          177.847 mortos,
          300.000 feridos,
          cerca de 1.600 tanques destruídos e 1000 aviões perdidos
          III REICH
          56.000 mortos,
          150.000 feridos,
          cerca de 300 tanques destruídos e 200 aviões perdidos

          prova o que digo, material fraco, generais mediócres, má táctica, boa estratégia (terra queimada, carne para canhão).

          de resto tem levado porrada por onde tem passado.
          essa coisa do material de 2ª linha não é bem verdade, e os russos sempre mantém conselheiros militares em todos os conflitos onde participam de forma diferida-proxy…
          na Coreia, a maioria eram pilotos russos com experiência na IIGM e foram bastante fustigados no célebre MIG Halley na Guerra da Coreia, a jogar em casa (nas traseiras).

          P.S. – quando deixas o abrasileiramento em curso da tua escrita???
          nós (portugueses) NUNCA dizemos “treinamento” dizemos SEMPRE treino…

          • “sobre a URSS versus IIGM, eles tinham milhões de soldados, atiravam-nos para as balas alemãs, autêntica carne para canhão.”
            – os alemães fariam de forma diferente, os norte-americanos, os franceses, etc se estivessem em diferentes circunstâncias?… E achas que os russos que eram atirados para a Frente, até 1943 não sabiam que estavam a perder? Apesar disso não so não se renderam em massa (como os franceses) como combatiam atrás das linhas sempre que podiam.

            “o esforço de guerra foi repartido, se não houvesse os maciços bombardeamentos noite-e-dia dos ingleses e americanos respectivamente para asfixiar o complexo industrial criado por Albert Speer os soviéticos não ganhavam.”
            – os bombardeamentos foram muito exagerados nos seus efeitos sobre a industria de guerra alemã. A produção industrial militar esteve sempre a subir até finais de 1944! Os problemas dos bombardeamentos não foram nesta área (bombardeamentos ao complexo industrial) mas nas vias ferroviárias e nas refinarias de gasolina artificial, os quais tiveram algum impacto, mas não decisivo! Decisivo foi a mobilização da maioria das divisoes alemãs a Leste!

            “um exemplo clássico, Orel-Kursk:
            URSS
            1.300.000 homens
            cerca de 7.000 tanques
            III REICH
            cerca de 800.000 ~ 900.000 homens
            cerca de 2.700 tanques
            Baixas
            URSS
            177.847 mortos,
            300.000 feridos,
            cerca de 1.600 tanques destruídos e 1000 aviões perdidos
            III REICH
            56.000 mortos,
            150.000 feridos,
            cerca de 300 tanques destruídos e 200 aviões perdidos
            prova o que digo, material fraco, generais mediócres, má táctica, boa estratégia (terra queimada, carne para canhão).”
            – Os T-34 eram “material fraco”?! Então porque o temiam os tanquistas alemães? Porque lhe invejavam a robustez e fiabilidade e – sobretudo – a capacidade de ser fabricado em grandes números enquanto que os tanques alemães eram quase obra de trabalho artesanal?

            “de resto tem levado porrada por onde tem passado.
            essa coisa do material de 2ª linha não é bem verdade, e os russos sempre mantém conselheiros militares em todos os conflitos onde participam de forma diferida-proxy…”
            – uma coisa não invalida outra… A maioria dos aviões MiG que os russos venderam na guerra fria eram versões de exportação, com menos avionica que os aviões do Pacto. Por exemplo, o MiG 23 BN da Líbia…

            “na Coreia, a maioria eram pilotos russos com experiência na IIGM e foram bastante fustigados no célebre MIG Halley na Guerra da Coreia, a jogar em casa (nas traseiras).”
            – correto. O que sublinha que foi o treino que faz a diferença…

            “P.S. – quando deixas o abrasileiramento em curso da tua escrita???
            nós (portugueses) NUNCA dizemos “treinamento” dizemos SEMPRE treino…”
            – a língua é uma coisa viva e móvel não estática e congelada! (para isso temos ja o latim!). Escrevo muitos neologismos ou termos caídos em desuso. Se não reparaste ainda tenho um especial gozo no uso de termos raros ou antigos. O caso em particular vem mais de fontes inglesas do que de brasileiras (que consultó muito menos).

          • CP

            eu não digo que o material é todo fraco – é o que dá não ligares ao que escrevo – mas o que contesto é a suposta esmagadora superioridade que existe nas características na generalidade do material de Leste… não faz sentido.
            os soviéticos/russos também inovam e fazem coisas boas.
            quanto ao T-34 parece que era uma boa máquina, no entanto os Panther foram os melhores e sobretudo os Tiger, o melhor de todos.
            o que os tanquistas alemães temiam era o número…
            o IL-2 Sturmovik também foi terrível, é o percursor do A-10 Thundrbolt pela sua eficácia e robustez, os Orgãos de Estaline, etc, façanhas tecnológicas soviéticas.

            venderam o MIG-23 BN (adorava este modelo) mas SU-22 também e foram abatidos.
            venderam MIG-25 e foram também abatidos por todos os ocidentais. russo não presta.
            :mrgreen:

            sobre a tua discriminação da rendição dos russos, que hipotese tinham??? ou eram chacinados pelos alemães ou eram chacinados pelo PCUS, KGB, etc…
            morrer por morrer q2ue seja a combater.
            o comportamento dos alemães na França, Holanda, etc, era de ocupante, não era de genocída… fracamente.

            sobre a Coreia, o treino??? então os russos não estavam treinados???
            ou seriam os F-86??? este é que é o ponto!!!

            P.S. – mude sua língua sim. quanto a arcaísmos (que muito aprecio) não estou vendo não em você. então tchau (Ciao é no original mas os brasileiros são pródigos em fonetizar a escrita…)
            😈

            • “eu não digo que o material é todo fraco – é o que dá não ligares ao que escrevo – mas o que contesto é a suposta esmagadora superioridade que existe nas características na generalidade do material de Leste… não faz sentido.
              os soviéticos/russos também inovam e fazem coisas boas.”
              – não nego que haja propaganda e marketing… Mas não descarto imediatamente nada: inclusivamente a sua capacidade para produzir em idêntica qualidade a custos inferiores: o complexo militar-industrial dos EUA é gigantesco e consequentemente muito ineficiente…

              “quanto ao T-34 parece que era uma boa máquina, no entanto os Panther foram os melhores e sobretudo os Tiger, o melhor de todos.”
              – tecnicamente frágeis… E pesados para os terrenos das estepes, excelentes individualmente, mas caros e complexos de fabricar e isso também conta nas carateristicas de um MBT ja que impede a sua construção em grandes números.

              “o IL-2 Sturmovik também foi terrível, é o percursor do A-10 Thundrbolt pela sua eficácia e robustez, os Orgãos de Estaline, etc, façanhas tecnológicas soviéticas.”
              – mas técnicamente não revolucionárias… Mais do mesmo, mas mais robusto e barato.

              “venderam o MIG-23 BN (adorava este modelo) mas SU-22 também e foram abatidos.”
              – o 23 era o meu avião favorito… Cheguei a ter um kit do dito, alias…

              “venderam MIG-25 e foram também abatidos por todos os ocidentais. russo não presta.
              :mrgreen:”
              – mal treinados e com poucas horas de voo! E atenção que não me recordo de nenhum combate direto com 25… Ao que sei foram todos abatidos no solo.

              “sobre a tua discriminação da rendição dos russos, que hipotese tinham??? ou eram chacinados pelos alemães ou eram chacinados pelo PCUS, KGB, etc…
              morrer por morrer q2ue seja a combater.
              o comportamento dos alemães na França, Holanda, etc, era de ocupante, não era de genocída… fracamente.”
              – ah! Eis a germanite a vir ao cima! Os alemães não faziam genocídio nos povos que julgavam superiores ou árianos, como esses que citas… Mas o que achas que pensavam dos “povos sujos” do sul, como nos? O que achas que nos fariam se tivessem ganho a guerra? É preciso lembrar que segundo alguns estudos 30% da população portuguesa descende de judeus?…

            • CP

              qual germanite, quanto muito germanofilia. tu é que tens germanite!!!
              😈
              não entendo o que escreves no contexto da nossa conversa, o que eu queria era que o comportamento dos alemães foi diferente a Leste em relação ao Ocidente e que os russos foram obrigados a combater pois estavam entre 2 inimigos, o externo (nazi) e o interno (sovietes estalinistas).
              foi um erro estratégico colossal, a atitude dos alemães a Leste, os ucranianos receberam-nos como libertadores e eles em pouco tempo transformaram-nos em inimigos.
              a autêntica subtileza do elefante na loja de loiças…

              sobre nós, acho-te um piadão com as percentagens de genes.
              onde vais buscar esses numeros???
              e já agora, os restantes 70% são de quê???

              provavelmente seria impossível determinar quem são os judeus em Portugal, foram praticamente absorvidos por nós e nós por eles…

              • Germanite: inflamacao da mente provocada por paixao fanatica pela Alemanha e pela horripilante (mas sexy para estes doentes) “senhora merkel”.
                A percentagem é discutivel e variavel de autor para autor. Vou procurar a fonte que citei de memoria e depois volto a este tema.

        • Enoque

          otuscops
          “será que os Russos tem aviões e material assim tão avançados e fantásticos como dizem as características tecnicas gerais por essa internet fora???”
          – Eu acredito que sim. Eu respeito a tecnologia militar russa.
          “será que eles tem um desenvolvimento cientifico-tecnológico assim tão avançado em relação ao ocidente…”
          – Aí também não! É claro que os EUA principalmente são mais avançados do que a Rússia. E as potências da UE também, eu mesmo prefiro o Rafale do que o Su-35, por exemplo, mas respeito os caças da Sukhoi. Mas a Rússia é um respeitável fabricante de armas e veículos militares sim. Eu tenho para mim que, se a Alemanha e o Japão decidirem investir no fabrico de caças, helicópteros e outros veículos militares, como são nações com tecnologias avançadíssimas, vão fazer maravilhas da engenharia militar, melhores do que a Rússia e talvez vão “assustar” os EUA. Talvez eu esteja mal informado, mas pelo que sei, a Alemanha atual fabrica caças em conjunto com o Reino Unido, França, Itália e Espanha, e importa alguns dos EUA também. E o Japão também importa caças dos EUA, F-35, F-18 Superhornet e vai fabricar o caça furtivo Shinshin.
          http://www.aereo.jor.br/tag/japao/

          • otusscops

            Enoque

            as minhas 2 perguntas são o mesmo, contesto esse putativo avanço de performances que existe no armamento russo relativamente ao ocidental,são diferenças abismais, velocidade/autonomia, capacidade de carga e manobrabilidade.
            tem tudo em quantidades superiores e para cúmulo, tem todas as características juntas, ou seja, as leis da Física e da engenharia não se aplicam a eles.
            devem ser máquinas divinas, só pode…
            até os mísseis ar-ar arrasam com os equivalentes ocidentais!!!
            é tudo maravilhas.

            da electrónica não comento, pouco ou nada sei.

  4. da porcaria do material russo já vamos em vegetarianismo…

    então esta tirada “…fomos condicionados por milénios de memorias e experiência a comer carne…” é de bradar aos céus…

    CP, a crise está a faz-te mal, andas numa de pan-misticismo para explicar a realidade.
    as minhas memórias carnívoras (tal como as tuas e a de todos os Homo Sapiens sapiens normalmente saudáveis) estão nos 8 incisivos e 4 carnívoras da nossa dentição e nas quantidade de enzimas especializadas em digerir proteína animal…

    que coisa… 😯

    • Por memórias refiro-me tambem aquelas que estão gravadas nos genes, naturalmente…
      Recordo-te que somos omnivoros, isto é, que temos a capacidade de escolher.
      Escolher entre a agroindustria, com todas as questões éticas de tratamento dos animais, de emissoes de co2 e metano, consumo de agua e de saúde humana e o vegetarianismo, total ou tendencial (que defendo) que não trás consigo nennhuma dessa carga negativa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

<span>%d</span> bloggers like this: