
Foguetão Safir (http://tomsastroblog.com)
O Irão lançou mais um satélite. Designado como “Navid-e Elm-o Sana’at” ou seja: “Promessa de Ciência e Indústria”. O satélite foi totalmente concebido e construído no Irão por cientistas iranianos, pesando 50 kg e foi lançado por um foguetão Safir.
O satélite permanecerá numa órbita entre os 250 e os 370 Km com os seus equipamentos de telecomunicações, de medida e científicos ativos.
Este lançamento é mais um de vários lançamentos bem sucedidos desde 2009 e demonstra a ambição e capacidade da República Islâmica em prosseguir com o seu programa espacial apesar das sanções ocidentais que afetam atualmente o seu programa espacial e de mísseis.
Fonte:
http://english.farsnews.com/
E o Brasil como fica… Nao conseguir fazer o mesmo é muito vergonhoso. Não concorda Clavis?
Pois claro que concordo… é certo que os iranianos “fazem batota”: a base dos seus foguetes sao os velhos scud sovieticos e andam ali muita tecnologia e conselheiros norte-coreanos… O Brasil está a fazer tudo sozinho e do zero.
Enquanto isso aqui no Brasil, não temos lançadores, não temos satélites, a parceria com os ucranianos não vinga, teremos que comprar no exterior um satélite geo estacionário para uso civil/militar e depois achar alguém que o coloque em órbita, e não conseguimos tirar alguns quilombolas da área de Alcântara para viabilizar a construção total da base de lançamentos de foguetes!
Eita Brasil!
Argh! é verdade! Ainda percebo o atraso do VLS, mas Alcantara!… Escapa totalmente à minha compreensao e resulta (penso eu) apenas da falta de vontade politica.