Os germanos andam todos ufanos lançando bufas verbais aqui e acolá, contemplando com soberba altaneira os indigentes países do sul e deitando sobre os seus habitantes as suas ariânicas postas de pescada. Agora, aparecem com o refugo do baú esquecido da Historia do Reich e falam alegremente (mas em surdina) da “necessidade” de capturar soberania aos países do sul. Amanha, defenderão abertamente uma “federação”, germânicamente dominada, naturalmente e onde os apêndices franceses farão apenas o papel de lacaios obedientes.
Entre o confuso momento atual, com os juros a subirem a valores absurdos e absolutamente impagáveis e essa novo Reich que agora se cozinha há um permeio. E esse permeio explica porque é que tantos altos responsáveis germanos estão a inflamar os mercados com sucessivas declarações “desastradas”… é que a cada acha que os germanos atiram para a fogueira da divida europeia, mais investidores correm em pânico (induzido) a “refugiarem-se” nos títulos e depósitos alemães. Enquanto que no resto da Europa os Estados e as empresas atravessam um total bloqueio do crédito, provocado por taxas de juros absurdas, a economia alemã consegue financiar-se a taxas ridiculamente baixas!
Com efeito, nos últimos 3 anos, a Alemanha terá poupado nas suas emissões de divida mais de 45 mil milhões de euros, tendo até emitido a 25 de janeiro divida a 30 anos (!) com uma taxa de juro de apenas 2.6%, a mais baixa de sempre alguma vez registada nos mercados financeiros!
Percebem agora porque é que vemos regularmente altos responsáveis alemães a produzirem “gaffes” que destroem alegremente todo e qualquer progresso que se registe na resolução da crise da Dívida Europeia?…
Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=534189&pn=1
Comentários Recentes