Por “Taxa de Contenção” entende-se a relação entre a largura de banda que foi contratada e aquela que liga a central onde está ligado o cliente ao Fornecedor de Serviço Internet (ISP).
Normalmente, a taxa de contenção oscila entre os 1:20 e os 1:50, em que o primeiro numero mostra que a ligação do utilizador à central é partilhada por outros 20 utilizadores. Isto significa que quando todos estes utilizadores estiverem a fazer um uso intensivo da sua ligação à Internet a performance da mesma se degrada significativamente.
Este balanceamento permite equilibrar a partilha de linhas entre os utilizadores e garantir-lhes uma melhor experiência em circuitos virtuais (PVC) de elevada saturação na Central, já que entre a residência ou escritório onde está colocado o router e a central o lacete (cabo) é dedicado.
Não é absolutamente claro, mas os clientes do serviço ADSL Optimus Clix não têm taxa de contenção sendo que as ligações pela rede da Portugal Telecom apresentam taxas de contenção entre os 1:20 e os 1:50 (ou mais), sendo contudo os casos extremos, raros. A Zon apresenta com alguma frequência taxas de contenção elevadas, chegando até aos 1:300 quando existe uma sobrecarga de acessos… Ainda que produza muito bons resultados de performance em zonas de fraca saturação de uso.
Há alguns anos, a PT oferecia aos seus clientes empresariais três taxas de contenção: 1:1, 1:20 e 1:50, por preços diferentes.
Comentários Recentes