A politica fiscal pode ser Expansiva ou Restritiva.
Política Fiscal Expansiva:
Quando tem como objetivo estimular a Procura Agregada, nomeadamente quando a economia vive um momento recessivo e é preciso estimular o crescimento da economia. Este tipo de politica fiscal tende a aumentar o defice a a provocar inflacao.
Os seus objetivos são de aumentar a producao e reduzir o desemprego. Frequentemente, os seus promotores realizam uma descida de impostos, por forma a aumentar o rendimento disponível e estimular o consumo e, logo, os lucros das empresas que assim, aumentarão a contratação (reduzindo o desemprego). Assim, consegue-se uma deslocação expansiva da procura agregada.
Politica Fiscal Restritiva:
Quando tem como objetivo travar o crescimento da Procura Agregada. Este tipo de politicas são usadas quando estamos perante uma expansão excessiva da economia e a inflação começa a escapar ao controlo. Estão geralmente associadas a superavites orçamentais. Ao diminuir a Procura Agregada, a Politica Fiscal Restritiva, reduz o Emprego e produz um excesso da oferta agregada de bens, criando assim um pressão deflacionária na moeda.
Os seus mecanismos são diametralmente opostos aos usados pela Politica Fiscal Expansiva:
1. Redução da Despesa Pública, pela contração da Procura Agregada e da Produção.
2. Subida dos impostos, por forma a baixa a procura agregada e a producao. Os cidadãos ficam com menos rendimentos disponíveis e consequentemente reduzem o seu padrão de consumo o que leva a uma queda da Procura Agregada.
Gosto muito dos conteúdos da Macroeconomia, principalmente, num periódo de recessão que o nosso País(Angola) esta a passar, e como interessa-nos como jovens, que somos estar sempre atento a todos os detalhes!