
AMX (http://ziprpg.tripod.com)
Agora que a campanha aérea da Líbia chegou ao fim importa colocar uma questão: seria mesmo necessário usar aviões tão caros e sofisticados como o Typhoon ou o Rafale? Se ainda estivesse disponível um aparelho mais básico, mas de custos de operação muito inferiores como AMX não teria sido mais fácil realizar a missão que depôs a ditadura líbia de Kadafi?
A quantidade de saídas que foi necessário realizar, a sua intensidade e os elevados custos daqui decorrentes levaram à necessidade de a partir de um dado momento da campanha abrandar o ritmo das operações por falta de meios e de aviões disponíveis.
Coloca-se assim a questão: terá sido uma boa opção, do ponto de vista financeiro e da disponibilidade de meios, apostar tudo na substituição de vários tipos e categorias de aparelhos por um único, seja ele o Rafale ou Typhoon? Não deveriam os europeus terem mantido, pelo menos, um avião de suporte de proximidade media tecnologia e de baixo custo operacional e de construção.
Aparelhos como o Rafale e o Typhoon podem ser essenciais a assegurarem o controlo do ar num dado cenário de crise, mas uma vez este estabelecido não conseguem manter a intensidade de missões de suporte terrestre que são necessárias para auxiliar as forças no terreno. Em suma, os países europeus devem reavaliar a sua opção das ultimas décadas e que consistiu em substituírem todos os tipos de aviões por um único, caro, multi-função e extremamente versátil, sofisticado e caro. A esta aparelho deve seguir-se um outro menos sofisticado, que possa ser construído em números razoáveis e a custos baixos. Ou seja, um “AMX 2.0″…
Observação interessante essa Clavis e ao que me parece correta, bem mas eu acho que é meio tarde pra voltar atras o que está feito esta feito, talvez em um futuro distante se essa lição não for esquecida ela possar ser aplicada mas agora é tarde demais.
Já existe um avião de combate de baixo custo na Europa.
Chama-se F-16.
Uma evolução do AMX?
Agora estamos na era dos UAV/UCAV.
Mas esse nao é europeu… Eu referia-me a um projeto completamente novo e de industrias locais…
Um ucav low cost? Porque nao?
O estranho é como aí na Europa como aqui no Brasil não se pensou nisso.
Um avião barato, menos “enfeitado” e capaz de ser fabricado em maior numero.
Preconceito ou máfia das armas?
Superioridade acima de tudo ou quantidade que supre a qualidade?
Penso que andou tudo embeiçado com a alta tecnologia do F-22 e a tentar imitá-lo… esqueceram-se que tais aviões nunca estarão ao alcance da bolsa de muitos países do mundo e que é sempre necessário ter um avião que se possa construir em grandes números.
Penso que tal opção (sobretudo agora, com a recessão) terá que ser posta sobre a mesa, rapidamente. E há várias plataformas que podem ser desenvolvidas…
A Europa trocará a sua independência tecnológica e irá contra os seus próprios interesses em nome de um atlantismo fixo e patologicamente doentio que só a prejudica, e acabará por adquirir esse grande flop chamado…F-35.
Irá mesmo?… não foram os noruegueses que roeram já com a corda?…
A USAF tem actualmente um programa com uma exigência semelhante.
Light Air Support (LAS)
http://www.aereo.jor.br/2011/12/27/hawker-beechcraft-vai-entrar-com-peticao-relacionada-ao-programa-las-da-usaf/
Tens razão Clavis. Na Europa não há disto.
Nem vai haver, com a falta de visao a prazo dos atuais lideres europeus!
E parece que foi o Super Tucano que ganhou!!!
Pois, ja soube! Mas quantos aparelhos estao em causa?
Sorry… Não tinha visto esta pergunta… 😉
I think that what you published was very reasonable. However, what about this?
suppose you wrote a catchier post title? I am not saying your information is not good., however suppose you added a title to
maybe grab a person’s attention? I mean Sobre a necessidade de um avião de combate Low Cost nas forças aéreas
europeias | Quintus is kinda boring. You could glance at Yahoo’s
front page and note how they create article headlines
to grab people to click. You might add a video or a pic or two to get readers excited
about everything’ve got to say. Just my opinion, it would bring your website a little livelier.