A Austrália vai criar uma “Taxa de Carbono”. E Portugal devia imitá-la.

Depois de uma longa discussão, a Austrália aprovou o estabelecimento de uma “taxa de carbono”. O lobby industrial conseguiu travar a taxa durante muito tempo, mas a partir de meados do próximo ano, os maiores emissores de CO2 vão começar a pagar uma “taxa de carbono”.

A taxa é, contudo, provisória, já que a partir de 2015 será trocada por um sistema de trocas de quotas de emissões na região Ásia-Pacífico, a preços variáveis e estabelecidos livremente pelo mercado.

Portugal, onde tantos impostos foram aumentados de forma tão violenta e exagerada nos últimos meses poderia – apesar disso – seguir o exemplo australiano. Precisamos de aumentar o afluxo de recursos ao Estado, pela via fiscal, e uma Taxa de Carbono tem várias vantagens: desde logo serve de dissuasor ao tipo de consumos energéticos que leva a importações de produtos petrolíferos, seria assim uma forma de reduzir as importações e de favorecer a produção nacional de energia (de forma renovável). Poderia também servir como um estimulo direto (pela via da transferência fiscal automática) para a produção de energia por fontes renováveis. Serviria também, ao seu gradual, como estimulo à contenção de consumos energéticos exagerados por parte dos maiores consumidores.

Mas a Taxa de Carbono (além de todas as vantagens fiscais e económicas supra-citadas) teria ainda um outro grande sustentáculo: serviria para atacar de forma frontal e direta a grande ameaça que além da crise e da recessão pende sobre todos nós: o Aquecimento Global e as emissões de CO2 que a curto prazo colocam em risco a sobrevivência do Homem sobre a Terra e o próprio sistema ecológico global.

Fonte:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2050660

Anúncios
Categories: Ecologia, Economia, Política Internacional, Política Nacional, Portugal, Uncategorized | 10 comentários

Navegação de artigos

10 thoughts on “A Austrália vai criar uma “Taxa de Carbono”. E Portugal devia imitá-la.

  1. fada do bosque

    Minha nossa, Clavis… nem acredito que concorda com um crime à escala Mundial perpetrado por Al Gore! O Mito do Aquecimento Global apenas serve as corporações para fazerem stock das fósseis para armamento, Espaço e construção e para vender renováveis e toda a sua “parafrenália” super inflaccionados! Agora quer que paguemos para respirar?
    O “aquecimento global” serve para começarem a extracção no Ártico e caso seja antropogénico, são as corporações e seus cientistas a causa, pois estes últimos, admitiram já a “manipulação” química da atmosfera. 👿

    • Sim, reconheco a validade cientifica das provas que apontam para a existencia de uma alteracao global de escala historica sem precedentes induzidas pela atividade humana.
      Praticamente todos os climatologistas concordam com a realidade do fenomeno e mesmo alguns que eram pagos pelo lobby norte-americano dos petroleos, abujaram recentemente e reconheceram a realidade do aquecimento global.
      Se ha interesses ocultos neste jogo, sao os das grandes petroliferas que tem pagos campanhas de marketing milionarias e cientistas mercenarios (menos de 1 por cento de todos os climatologistas)
      Gore tem a sua agenda e nao se deve endeuza-lo… Desde logo tem ganho fortunas com o filme e com conferencias, mas nao se deve confundir a mensagem com os interesses do mensageiro!

      • fada do bosque

        Acontece que o que está em questão é isto Clavis:
        Neste, como em muitos outros sites da internet, foi chamada a atenção para a enorme fraude que é a teoria, tida como dogma inatacável, que é a do aquecimento global do planeta e que a sua causa seria as emissões de CO2 produzidas pelo Homem.
        Estas vozes eram acusadas de alimentar mais uma teoria da conspiração.
        Com a revelação de que o “Climate Research Unit” (CRU) terá mentido acerca das temperaturas e dados recolhidos, parte da teoria do aquecimento global cai por terra.
        Um dos maiores escândalos científicos.
        E ainda:
        A ditadura ecológica

        Depois da ditadura do proletariado e do capital, podemos vir a viver um dia sob a ditadura ecológica. Ela poderá vir a redefinir o nosso modo de vida, os nossos valores humanitários e as nossas concepções das relações sociais. A liberdade individual será posta de parte para dar lugar a uma uniformização global.

        De início é-nos imposta a ideia que o planeta está em perigo. Depois pedem-nos para ser “eco-responsáveis”. Por fim os peritos ecológicos, numa missão quase divina, impõem-nos uma adesão incondicional aos seus discursos alarmistas, paralisando os comportamentos da vida quotidiana e transformando-os na obsessão de um universo asséptico.

        Por favor dê uma vista de olhos neste blogue: http://octopedia.blogspot.com/search/label/Aquecimento%20Global

        • Tenho estado bem a par de toda a polemica do chamado “climategate”: desde logo, tudo comecou atraves de uma divulgacao de mails de um grupo de climatologistas britanicos: estes mails foram divulgados apos terem sido acedidos por hackers… Pagos por quem? Diz-se que por quem mais lucra com o descredito da ciencia do clima: as multinacionais petroliferas.
          Quanto ao climategate todo ele ronda a questao de os britanicos (ha mais nucleos de investigacao no mundo cujas conclusoes vao na mesma direcao) terem descartado alguns dados de aneis de arvores que pareciam invalidos. Basicamente, ‘e isto! E isto passa-se quotidianamente no processo cientifico! Por vezes ha dados que resultam de erros de recolha, analise ou de conservacao e sao descartados! Do que li do climategate, nao ha nada de anormal e essa exclusao nao punha em questao as conclusoes finais.
          Note-se quem esta do lado dos criticos do aquecimento global: petroliferas, multinacionais, politicos de direita… O “governo mundial” em peso! Contra a ciencia, que em mais de 99 por cento reconhece a existencia de um aquecimento global induzido pela atividadade humana!

          • fada do bosque

            Penso que isto diz tudo:
            Os americanos tinham, e têm, um departamento que emitia listas sobre quais as patentes (invenções) que podiam ser divulgadas e quais as que tinham que ser mantidas em segredo… tudo isto, claro, para salvaguardar o interesse maior dos EUA – a SEGURANÇA!!!
            E assim uma lista publicada em 1971, 1971 ok!!, pela ARMED SERVICES PATENT ADVISORY BOARD
            entre uma série incrível de invenções, algumas nunca verão a luz do dia, pelo menos para utilização e em prol da Humanidade, destaco esta:
            “Item 8. Solar photovoltaic generators (AMC)- if > 20% efficient (NASA) (AP)”
            Sabem agora porque motivo os painéis solares disponíveis para o público em geral têm uma eficiência tão miserável… PARA AJUDAR À SEGURANÇA DO POVO AMERICANO…

            É que se nós Portugueses já tivéssemos painéis solares com rendimento >50% éramos um inimigo dos EUA… ou seja, aqueles tipos já nos tinham invadido e morto…

            Actualmente já não é a ARMED SERVICES PATENT ADVISORY BOARD que efectua a lista é sim a NSA… mas pelos vistos até a lista é secreta!!!

            • Pois… Os militares sempre estiveram ‘a frente da industria civil uns bons dez anos… Nao me espanta assim que existam esses paineis e que seja usados em satelites militares.
              Mas cuidado: a unica questao nao ‘e a eficiencia, mas o custo. Podem ser muito mais eficientes, mas tambem muito caros para aplicacoes civis.

        • Note-se: tambem nao gosto de alguns extremismos ecologicos… Por exemplo, tenho amigos na direcao do Geota e discordo totalmente deles quando atacam as barragens, vitais para o nosso pais em varios vetores (energia e agua)

  2. fada do bosque

    Que descobriu Nicola Tesla?
    “¡Ya antes de que desaparezcan muchas generaciones, nuestras máquinas van a ser movidas por la fuerza desde cualquier lugar del universo! En todo el universo existe energía”NIKOLA TESLA
    “El doctor Nikola Tesla era considerado como una de las personas más conocidas de la Tierra. Hoy día ha desaparecido de nuestros libros científicos y de los libros de texto. ¿Qué es lo que descubrió, y por lo que cayó en olvido?”Nexus Magazine

    Nicola Tesla no canal História, Vídeo Aqui e ainda:

    http://elproyectomatriz.wordpress.com/2009/11/30/nikola-tesla/

    • Tesla… Quando estive em praga, em 1989, o radio do meu quarto tinha so um botao! Fazia tudo, volume e ligar desligar. Claro tinha uma sintonia fixa e a marca era… Tesla.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: