
Tsunami do Cumbre Vieja (http://donsnotes.com)
Existem cada vez mais indícios de que estamos prestes a assistir a um Tsunami de proporções históricas. O problema reside num vulcão das ilhas Canárias que os vulcanologistas acreditam estar prestes a entrar em erupção.
O vulcão em questão é o Cumbre Vieja, cuja erupção pode provocar um deslizamento de terras de proporções históricas o qual criaria um mega-tsnunami nunca antes visto. Esta onda gigante deslocar-se-ia pelo Atlântico a uma velocidade de 500 km/h.
A erupção do Cumbre Vieja pode ser desencadeada pela do El Hierro, a apenas 128 km de distância que está agora em alerta de erupção. Será esta erupção que vai atirar para o oceano uma grande parte da ilha criando uma onda com mais de 50 metros de altura. Em menos de dez minutos, a onda chegará a Portugal e destruirá numa proporção inimaginável – mesmo comparando com 1755 – a nossa costa.
Não se trata de saber se este mega-tsunami vai acontecer ou não. Trata-se de saber quando vai acontecer, concordando nisto todos os vulcanologistas. Perante esta ameaça, que, ainda por cima, pode estar iminente, devemos todos precavermos, mantermos em casa um kit de urgência, com medicamentos, mantimentos e água engarrafada e se vivermos em zonas costeiras… estejamos atentos.
Fonte:
http://www.terradaily.com/reports/Could_a_Mega_Tsunami_Wipe_Out_the_Eastern_Seaboard_999.html
Uma onda com 900m de altura? Acho absurdo!
Eu sei que parece impossivel. Mas falamos de um evento muito especial, que nao ‘e um terremoto comum, mas o deslizamento de parte de uma grande ilha.
Por exemplo, o mais alto megatsunami da Historia foi no Alaska, em 1958, e a onda inicial tinha mais de 500 metros de altura…
Era só o que nos faltava numa altura destas….
E contudo, quando chega a hora… Nao resta mais do que estar preparados e termos um sistema de alerta rapido e eficaz. A este respeito, por exemplo, podiamos estar ja a usar a difusao por sms, area em que se fez muito pouco…
Epá… isso a mim não me vinha nada a jeito!!! Ainda por cima ainda nem sequer tenho a casa paga…
Estou a ver que tens casa ao pe do mar… Eu – nesse respeito – estou safo. Agora quanto ao local de trabalho… Estou feito!
Adeus tsunamis: Manto da invisibilidade para ondas do mar
Com informações da New Scientist – 12/11/2011
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tsunamis-manto-invisibilidade-ondas-mar&id=020125111112
Ora bem… tecnologia interessante. Mas praticável apenas onde os tsunamis são mais comuns, na orla do Pacífico, nomeadamente… onde eles são mais raros (no Atlântico) será mais difícil justificar tal investimento. Especialmente em época de crise!
Sempre ouvi dizer que uma desgraça nunca vem só… depois de instaurarem a ditadura económica global, um tsunami de 900 metros?! Que cataclismo!!!
A coisa pode so acontecer nas proximas geracoes, mas de facto uma tal onda seria devastadora para o Algarve e para todo o pais, de resto… A crise atual pareceria pequena, por comparacao!
Não sei qual será pior…
Se os povos da Europa não se levantarem, os bancos trarão o fascismo de volta.
Isso ja esta a acontecer… Os dois tecnocratas “nomeados” pelo fmi e pelo bce para a Grecia e para a Italia sao expressao desse mesmo neofascismo neoliberal, multinacional e financista que se instala… E sao apenas os primeiros!
Eu já tinha visto um programa sobre este vulcão no Discovery Channel e fiquei bastante impressionado com o potencial destrutivo deste vulcão, mas infelizmente não temos como prever com exatidão quando acontecerá tal erupção, então o jeito é viver e esperar.
Pois nao… Mas podemos prevenir e montar sistemas de alerta, como aquele que (julgo) ja esta em funcionamento no Algarve.
Erro na transformação de pés para metros no artigo das Canárias. Original diz tsunamis de 100 a 180 pés, que daria aprox. 30 a 55 metros. Na tradução foi colocado 900 metros.
Bem observado. Tem toda a razao.