
Phobos-Grunt (http://smsc.cnes.fr)
Neste momento, equipas de engenheiros especiais russas estão a trabalhar freneticamente para salvar a sonda marciana Phobos-Grunt. A sonda está neste momento encravada na orbita terrestre depois de ter falhado a ignição do motor que a devia levar ate Marte.
Segundo algumas fontes, os russos teriam 3 dias. Segundo outras, teriam duas semanas para descobrirem uma forma de calcular nova trajetória e ligar os motores. A sonda está numa orbita estável o que permite aos engenheiros conceberem e executarem um plano de salvamento.
A sonda ter-se-á separado do seu lançador Zenit sem problemas, mas o seu motor terá falhado quando o tentaram ligar para sair de orbita e começar a viagem até Marte. Até ao momento, a causa do problema parece estar no software e algumas fontes indicam que resolvê-lo pode ser tão fácil como… fazer um Reboot do sistema operativo da Phobos-Grunt. Alternativamente, os russos podem ter também que enviar novos comandos para a Sonda, que corrijam algum erro no software.
A sonda devia aterrar na lua marciana de Phobos, recolher amostras e trazê-las de volta para a Terra. Um objetivo inédito, de extrema ambição, já que todas as missões soviéticas a Marte deram invariavelmente em fracassos e que a Rússia não envia missões extra-planetárias ha mais de 25 anos.
Ainda há esperança, e parece que entre os 3 dias e as 2 semanas, ainda pode haver… Mas parece muito provável neste momento que a ambição russa tenha sido efetivamente excessiva… Especialmente num contexto em que a industria especial vegeta há décadas na falta de inovação, em tecnologia bem conhecida mas obsoleta (todos os seus foguetões têm décadas de uso) e onde a “massa critica” de cientistas se perdeu já, uma vez que era na sua maioria produto da Corrida Espacial e da Guerra Fria da década de 90.
Fonte:
http://www.space.com/13556-russia-save-troubled-phobos-grunt-mars-probe.html
Dado a fragilidade do software de controlo da qual houve advertências prévias, mesmo que fosse salva agora, a missão teria muito poucas probabilidades de sucesso, dado a sua complexidade.
Sim, a direcao de missao foi avisada de que havia problemas com o software. Entetanto, falharam todas as tentativas de comunicar com a sonda e de assim, lhe enviar novos comandos. Em suma: perdeu-se…
Vao rolar cabecas…
Agora interessa saber onde irá cair…
Nao sei se algo dela resistira ‘a reentrada… De qualquer modo, o mais provavel ‘e que caia no oceano.