Alguns “ficheiros OVNI” recentemente tornados públicos pela CIA. Ainda que a CIA não seja propriamente vocacionada para estas atividades, o facto é que a agência dedicou durante bastantes anos mais atenção ao fenómeno do que geralmente se crê.
No total, existirão mais de 240 documentos da CIA sobre este tema, ao longo de mais de 50 anos. Nenhum faz referência a ETs ou a discos voadores despenhados e guardados pela agência (infelizmente…). Mencionaremos apenas aqueles que parecem mais interessantes:
Um documento de 1 de julho de 1952 menciona as possibilidades de uma invasão alienígena falsa poderia ter num contexto “ofensivo ou defensivo”. Enviado para o “Psychological Strategy Board” o memorando sugere que alguém na Agência avaliou as vantagens em promover o medo público pelos “discos voadores” algo que pode ter levado a algumas simulações com vista a camuflar outras atividades da Agência.
O “Report of Unusual Flying Object Sightings and Attendant Scientific Activity” de 17 de abril de 1956 refere uma observação registada na Hungria (então um Estado-Satélite soviético). O memorando menciona “atividade OVNI” durante várias semanas “enervando a população” e tendo alguns “grupos científicos” estimado velocidades da ordem dos 12 mil km/h.
Um outro memorando de 27 de outubro de 1958, intitulado “Unexplained Traveling Bright Light Seen in the Sky” que refere uma observação “perto de Leninegrado” de um objeto avistado a partir do comboio e que deixaria atrás de si “um longo rasto de fumo negro”. Segundo o relato “o aparelho seri demasiado brilhante para um avião”.
Um relatório de 16 de dezembro de 1960 menciona um objeto “que parecia um meteoro mas que era extremamente grande e quase como um disco”. O objeto teria uma cor esverdeada.
Um relatório mais recente, datado de 17 de fevereiro de 1967, menciona uma série de fotografias de um OVNI fornecidas pela Força Aérea. O memorando, contudo, não conclui pela veracidade ou não das fotografias…
Em conclusão, o mais interessante é a referência ao uso do fenómeno OVNI para efeitos de manipulação da opinião pública e o interesse com que a CIA seguia os relatos destes fenómenos para além da Cortina de Ferro… como que para validar assim os registos semelhantes ocorridos no Ocidente.
Fonte:
http://dvice.com/archives/2011/09/investigating-t-1.php
Comentários Recentes