Os computadores da Câmara Baixa do Parlamento japonês foram atacados por hackers chineses. O ataque terá durado pelo menos um mês e informação sensível terá chegado a Pequim: passwords e ficheiros confidenciais estavam na mira dos hackers. Depois do ataque ser conhecido, o pessoal do parlamento e os deputados foram instados a mudarem os seus cartões de segurança e palavras-chave, como medida de contenção a mais este ataque cibernético chinês.
O ataque terá sido realizado através da instalação de um “cavalo de tróia” num servidor e em vários computadores de deputados nipónicos que depois enviava dados (como passwords) para um servidor instalado na China. O “cavalo de tróia” ter-se-á introduzido na rede do parlamento através da abertura de um anexo de mail por um deputado.
Este ataque sucede a uma vaga recente, em que os alvos foram o fabricante de aviões militares e centrais nucleares Mitsubishi Heavy e que terá resultado no furto de planos de aviões militares e de desenhos de reatores nucleares de última geração.
A China parece empenhada numa cada vez mais intensa guerra cibernética contra todo o tipo de alvos ocidentais e nipónicos: Governos, empresas de distribuição e produção de energia elétrica, ONGs, empresas do ramo de defesa, satélites, etc. Todos têm reportado um numero crescente de ataque vindos da China. O objetivo parece claro: testar a força das defesas informáticas e recolher informação tecnológica que permita a Pequim ultrapassar o atraso tecnológico que ainda a separa do resto do mundo desenvolvido.
Fonte:
http://www.defencetalk.com/japan-parliament-hit-by-china-based-cyberattack-37909/#ixzz1brxX6xQ5
Esse tipo de noticia é ignorada pela mídia convencional ainda bem que qualquer interessado no tema tem o seu blog, excelente post Clavis excelente trabalho, continue assim.
Obrigado! Fadrini, havera por aqui sempre espaco para este tipo de temas…
Por isso esse é um exelente blog.