
Rus-M (www.russianspaceweb.com)
A Agência Espacial Russa anunciou o cancelamento do foguetão pesado Rus-M. O novo lançador pesado deveria estar pronto ate 2015 mas a Agência concluiu que “não precisava de um novo foguetão” e logo, cancelou todo o projeto.
O Rus-M deveria ser um foguetão de dois andares e que tomaria o lugar dos velhos modelos Soyuz. O foguetão deveria ser construido pela Energia que já recebeu 24.8 milhões de dólares para começar o desenvolvimento do Rus-M.
Este cancelamento é estranho… Putin tinha apresentado pessoalmente um modelo do foguetão na MAKS 2009. Serão dificuldades orçamentais? Será que a Energia não conseguiu cumprir com os requisitos impostos pela Roscosmos? Sobretudo os que exigiam uma aterragem em segurança ou uma ejeção em caso de falha com um dos motores? De uma forma ou de outra, este cancelamento assim como uma série de clamorosos falhanços com os últimos lançamentos de foguetões Soyuz e Proton indicam que a indústria espacial russa atravessa um mau momento.
Fonte:
RIA Novosti
Uma noticia estranha que todos os meios de mídia convencional fizeram questão de ignorar, mas que graças a você fomos informados obrigado Clavis.
Estao muito ocupados a falar de Bola, de novelas e outras irrelevancias varias… Bem, mas ha por ai muitas fontes mais ou menos especializadas que sigo atentamente via google reader fazendo assim ‘as “fontes oficiais”…
De fato esses acontecimentos de grande “importância” fico feliz que existam tipos feito VC que se empenham em informa acontecimento interessantes.
Sim estão muito ocupados discutindo estas questões de grande “importância” bom saber que ainda existem tipos feito VC que sabem buscar acontecimentos verdadeiramente interessantes a disposição de quem acompanha esse blog.
Os media seguem sempre o principio de darem ‘as pessoas aquilo que (julgam) elas querem ouvir. Mas o modelo esta esgotado: a imprensa de todo o mundo esta a beira da falencia e daqui a dez anos nao acredito que exista um so jornal sendo vendido em Banca. O modelo de subscricao paga talvez salve alguns (mas acabara com os jornaleiros…), mas no global restarao as televisoes, muito poucas revistas de nicho e a… Internet. Sera um mundo ainda pobre e diverso que o de hoje, decerto, mas ‘e para onde caminhamos.
Se ha coisa que sigo com cuidado sao as noticias sobre a industrial espacial russa… Lembrancas do tempo da guerra fria quando torcia para que os sovieticos chegassem primeiro ‘a Lua.
Pena que os yankes venceram