
Sukhoi T-50 (http://www.ausairpower.net)
A Rússia ambiciona vender mais de mil aviões Sukhoi T-50 durante as próximas décadas, reeditando assim o sucesso da família Sukhoi Su-27 e derivados. O aparelho já tem dois clientes confirmados: Rússia e Índia. Para além dos dois fundadores do projeto, há contactos preliminares com a Argélia, o Cazaquistão e a Síria que deverão materializar-se em encomendas concretas antes de 2025.
Os russos listam também entre os seus potenciais clientes países da América do Sul como a Venezuela, a Argentina e… o lusófono Brasil, não sendo claro como esta opção se compatibilizaria com o programa F-X2. Entre estas três opções sul-americanas, a mais provável é certamente a venezuelana, havendo inclusivamente uma data mais firme para as primeiras entregas: 2027-2032. De qualquer modo, a entrega de um aparelho tão avançado a qualquer um destes vizinhos, forçaria o Brasil a acelerar o programa F-X2 ou mesmo a lançar um programa ainda mais avançado, já que nem o Rafale, nem o Super Hornet, nem o Gripen são aviões à altura do T-50. Uma corrida armamentista regional estaria assim certamente sobre a mesa.
Na Ásia países que são clientes tradicionais dos aviões russos, como a Indonésia, a Malásia e o Vietname poderiam também comprar pequenas frotas de T-50s.
O Irão e a China seriam outros dois potenciais clientes do Sukhoi T-50, mas mais difíceis, já que o Irão tem conhecidos problemas de liquidez e está praticamente sob embargo permanente. A China seria uma aposta ainda mais arriscada, já que a sua tendência para realizar engenharia reversa e depois vender aparelhos idênticos aos comprados ao estrangeiro é conhecida… e os russos ainda não se esqueceram das copias chinesas do Sukhoi Su-27 que apareceram no Sudão…
Ou o BRASIL produz seu caça de 5 geração ou terá de comprar, e espero q seja um Su50 rússo…p ontem.
A este ritmo, nem daqui a 25 anos isso vai acontecer…