
F-16 (http://www.fas.org)
A Administração Obama tem sido alvo de várias criticas internas por ter recusado a um dos seus mais fiéis aliados asiáticos a venda de 66 novos aviões F-16C/D: Taiwan. Como compensação, Obama preferiu aprovar uma atualização dos 145 aparelhos desse tipo já em inventário para o último padrão do aparelho. O negócio ficará em cerca de 5.8 mil milhões e arrisca-se a deixar descontente toda a gente: a China já protestou, Taiwan sente-se prejudicada e nos EUA a atitude é vista como uma expressão de fraqueza frente a uma China cada vez mais desafiante e bem armada.
Com esta atualização, os F-16 serão capazes de – teoricamente – detetar os aviões Stealth que a China está atualmente a desenvolver. Talvez por isso, a China chamou o embaixador dos EUA em Pequim e protestou contra esta atualização dos aviões taiwaneses.
A opção de vender uma atualização e não novos aparelhos terá serias consequências: em primeiro lugar, representará menos emprego qualificado e menos exportações, mas para Taiwan significará algo de ainda mais grave: que a ilha não poderá aumentar a sua capacidade defensiva para fazer frente ao recente aumento de capacidade aeronaval chinesa…
Fonte:
http://www.defencetalk.com/us-in-5-85-bln-taiwan-jet-upgrade-china-protests-37152/
Eu gostei do novo visual do blog, seus pot´s você sempre consegue apresentar assuntos interessantes que a mídia tradicional ignora excelente trabalho
Obrigado, Fadrini. Tambem gosto bastante da simplicidade deste design… Provavelmente vou ficar com ele por uns tempos.