A Polónia vai modernizar aviões MiG-29A e mantê-los em uso até 2030

MiG-29A polaco (http://www.kiitotie.net)

MiG-29A polaco (http://www.kiitotie.net)

A Polónia decidiu não abandonar (seguindo o exemplo de outros Países de Leste) mas manter e modernizar uma parte da sua frota de aviões MiG-29. Metade destes aparelhos construídos na ex-URSS serão modernizados e alinharão assim com os 48 F-16C/D Block 52 como o coração da força aérea polaca.

A força aérea polaca opera também 3 esquadrilhas de aparelhos SU-22, mas estes devem ser retirados em 2014.

A Polónia reservou 48 milhões de dólares para o programa de modernização de 13 MiG-29A e de 3 treinadores MiG-29UB sendo estes trabalhos realizados na fábrica estatal da WZL 2. Os aviões receberão novos computadores, aviónica e um GPS resistente a interferências. Com esta atualização os MiG-29 polacos deverão manter-se ao serviço até pelo menos 2030 tornando o país naquele que será provavelmente o último operador deste grande caça da era soviética…

Fonte:
http://www.defenseindustrydaily.com/Poland-to-Modernize-16-MiG-29s-07084/

Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: , , | 20 comentários

Navegação de artigos

20 thoughts on “A Polónia vai modernizar aviões MiG-29A e mantê-los em uso até 2030

  1. LuisM

    Dado o carácter russófobo dos polacos, isto é uma espécie de consagração e de atestado que o Mig-29 é efectivamente um bom avião.

    Já tinha lido em revistas da especialidade que o F-16 nunca conseguiu obter superioridade sobre ele e caso o conflito global ecolodisse, o Mig-29 tinha sido uma má surpresa para a NATO.

    • Ainda que quando o aparelho teve que provar o que valia (Siria e Iraque) nao teve grande desempenho… Sendo certo que foi batido por misseis de longo alcance, contudo.

  2. Parece que quem ser potência (mesmo que regional ou de 3ª) e leva esse objectivo a sério não a anda a fazer cortes doidos no lado militar como a troika nos quer incentivar (e aos gregos e espanhois também…)

    • fada do bosque

      Pelo contrário, Nicolau… estão a aumentar as despesas em armamento… vamos a ver e foi para isso que inventaram o Estado Social… para lhes pagar o armamento. Estarei errada? A tróika está a incentivar cortes no armamento?! Hummmm!!!

      • Penso que andará mal informada Fada, só para dar alguns exemplos (Cá e na Grécia):

        1) Por cá já se está a começar pelo número de efectivos (http://aeiou.expresso.pt/ajuda-externa-militares-proibidos-de-gerar-despesa=f646797 )

        2) Na Grécia até já entenderam o que lhes querem fazer e a resposta é muito clara por parte dos militares (http://blog.alexanderhiggins.com/2011/06/26/greek-army-threatens-military-coup-spreading-fears-civil-war-breaking-europe-31181/ )

        Ps: pagamento de submarinos de tempo de vacas gordas à parte a nova UE não parece ter espaço para nenhuma presença militar que não emane do centro e norte do continente.

        • fada do bosque

          Pois… o que deveria ser para os militares nacionais e legais vai direitinho para a Eurogendfor… e para a Strike Force… OK.

          Quanto à Grécia deixo aqui este já “antigo” vídeo de Cohen Bendit e a partir do minuto 4.50 fica-se a saber o que comprou a Grécia em armamento, em tempo de crise…

        • fada do bosque

          Já agora e sobre os militares, veja isto Nicolau Wurmood:

          Paulo Portas, por via do estado de ignorância geral e pelo alto patrocinio de sua excelência o actual presidente do república, lhe saíu de novo a sorte grande…
          bem que poderia reconsiderar e, em tempos dificeis, mandar devolver ao erário público o mais de 1 Milhão de euros que a Escom Espirito Santo Comerce UK depositou
          em 2004 na conta bancária do CDS, o partido de que ainda é presidente. Esse dinheiro é suspeito de ser parte das famosas contrapartidas no negócio dos submarinos que foram formalmente encomendados em 2005 pelo governo de Durão Barroso/Paulo Portas quando este se encontrava já em periodo de mera gestão… (Visão, 7 de Julho 2011)

          À atenção do ex-ministro dos Negócios militares internos

          Outro padre, capelão-mor das Forças Armadas, vem a terreiro avisar que as encomendas e respectivas comissões em material de guerra (como este http://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Pandur no valor de 364 milhões feito pelo mesmo governo Portas-Barroso) para as forças armadas NATO não se poderiam sobrelevar à falta de dinheiro para pagar de forma eficiente a 60 mil soldados, oficias e generais que hoje em dia fazem carreira como profissionais. O 25 de Abril que virou “do povo” foi o resultado de uma peixeirada reinvindicativa de quadros milicianos incorporados por conveniência num regime fascista alheio aos interesses do povo e não se deve repetir, senão nas interligações de cérebros passados a ferro por utopias zé-dos-bois, mas… os interesses alheios aos da maioria do povo 37 anos depois continuam a persistir…

    • Os gregos estao a resistir ferozmente a esses cortes na despesa… Eles sabem que a turquia continua ali ao lado e a reclamar metade do seu mar egeu…

      • Com os seus vizinhos europeus prontos a “galantemente” defenderem as pretensões gregas caso eles não sejam capazes claro… pelo menos não se cansam de o afirmar…

  3. Otus scops

    a conversa aqui está séria!!!

    “Com os seus vizinhos europeus prontos a “galantemente” defenderem as pretensões gregas caso eles não sejam capazes …”
    deve ser para dar à Turquia parte da Grécia para compensar a sua não entrada na UE.

  4. Otus scops

    CP

    “…deste grande caça da era soviética”
    o MIG-29 era assim tão grande???

    • Como dogfight ‘e o que se diz… Mas os combates aereos da atualidade sao todos vencidos ‘a distancia, por misseis de longo raio de alcance, nao ao tiro de canhao e ao de sidewinders…
      ‘E um grande aviao, mas vulneravel a grandes misseis.

      • Otus scops

        CP

        então a maioria dos aviões são letais, os aviónicos é que prevalecem sobre o hardware.
        mas segundo as teorias que tenho lido, o BVR não é assim tão eficaz e o WVR fará lei. o treino e o combate “corpo-a-corpo” será determinante.
        um dos factores negativos apontados ao F-35 é não ter grande manobrabilidade, precisa de escoltas.
        ou o F-22 sai da casca com mais aviões, ou o F-15 SE torna-se dominante nos céus senão lá se vai o F-35.

        • Nao duvides: toda a tecnologia nao serve de nada se o piloto nao a souber usar. A grande diferenca que separa ainda hoje a china do ocidente ‘e, por exemplo, o numero de horas de voo/anos dos pilotos, na escala de um para dez!

    • LuisM

      Nas guerras assimétricas (Iraque, Juguslávia etc) os números e meios davam à coligação ocidental capacidade de destruir mesmo os aviões no solo ou na descolagem. Se tivesse havido o conflito NATO-Pacto de Varsóvia, essa assimetria não se teria verificado. Além do mais, quando estes aviões participam em exercícios da NATO, surpreendem.
      Um exemplo: a grande vantagem do F16 seria a sua endurance de combate, no entanto para acompanhar o MIG29 nas manobras de combate, o F16 queima colossalmente combustível o que anula a sua vantagem.

      É assim Otus!
      😉

      • Otus scops

        LM

        os factos contrariam em grande parte a ideia da superioridade dos engenhos russo-soviéticos.

        como é possível, um tijolo como o MIG-29, comparado com o F-16 ter manobrabilidade superior???
        que milagres tecnológicos tem os russos nos motores para dizeres isso, o F-16 tem um motor de cerca de 76kN-127kN e o MIG-29 tem 2 de 81kN (162kN no total) e gasta assim tão pouco???
        (hoje estou intratável… 😈 )
        a mesma treta para o super-hiper-mega-maravilhoso-letal-invencível SU-35, que tem autonomias mirabolantes com motores potentíssimos. cada um acredita naquilo que quer.

        • LuisM

          Chateaei um mocho, eh, eh! 🙂

          Ninguém falou em superioridade mas sim paridade. Costumo ler alguns artigos numa revista chamada “Air Forces Monthly” onde são publicados exercícios da NATO e os MIG29 quando pilotados por homens devidamente treinados não são inferiores em anda em relação aos F16 e F18.

          Quanto ao tal maravilhoso invencível SU35, fez um brilharete num dos últimos RED FLAG que deixou os américas sem saber o que dizer.

          Com tudo isto não advogo eventuais superioridades do material russo, mas sim que apenas não é tão mau como o pintam.

          Toma lá morangos.

          😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

<span>%d</span> bloggers like this: