O Brasil vai lançar o novo VLS em 2012

VLS brasileiro (http://www.wscom.com.br)

VLS brasileiro (http://www.wscom.com.br)

Após muitos atrasos e uma dose considerável de desilusões, eis que o primeiro voo experimental do novo Veículo Lançador de Satélites brasileiro aparece calendarizado para 2012. Esta foi a data anunciada pelo IAE (Instituto de Aeronáutico e Espaço), de São José dos Campos, que deverá concluir antes desta data a construção da nova TMI (Torre Móvel de Integração) do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

A primeira TMI foi destruída no grande acidente que então vitimou quase todos os especialistas brasileiros da época tendo sido a sua construção começada em 2009, mas esteve parada durante dois anos, devido a obstáculos judiciais.

O IAE está agora profundamente empenhado no aperfeiçoamento do VLS por forma a que os dois anteriores falhanços do foguetão não se tornem a repetir em 2012 na missão “VLS XVT-01”. O voo de 2012 irá testar a separação dos  estágios do veículo lançador tendo em vista o primeiro lançamento já com um satélite em 2014. Entre um e o outro, o Brasil tenciona lançar mais um voo experimental, o “VLS  XVT-02” em 2013.

De forma paralela a estes ensaios do VLS, o Brasil vai continuar a trabalhar no primeiro voo de teste do VLM-1. A seguir, o país lusófono vai concentrar-se no VLS Alfa de cujo sucesso depende o desenvolvimento do novo motor L75.

Fonte:
http://brazilianspace.blogspot.com/2011/01/torre-de-alcantara-ficara-pronta-para.html

Categories: Brasil, SpaceNewsPt | Etiquetas: | 28 comentários

Navegação de artigos

28 thoughts on “O Brasil vai lançar o novo VLS em 2012

  1. Odin

    Será mesmo? Tenho as minhas dúvidas…

  2. No Brasil? Então ainda vai ser adiado mais umas 4 vezes…

    Agora sem brincadeiras, seria rentável uma parceria com Portugal na área espacial?
    Portugal já faz parte de uma agência espacial e a AEB parece uma associação amadora quando comparada com a ESA.

    Terá o Brasil capacidade sozinho desenvolver um programa espacial sério?
    Ainda mais quando estão mais preocupados com submarinos nucleares.

    • Odin

      HSMW,

      Por gentileza, não seja tão exigente assim com o Brasil! Comparar a AEB com a ESA? A ESA é uma Agência Espacial que é composta por Alemães, Franceses, Italianos, Britânicos, Suíços, Suecos, Noruegueses, Finlandeses… e você acha que é possível nesta época a AEB ser comparável a ESA? Se a AEB tivesse ao menos uma estreita colaboração com a Roscosmos, já era uma conquista fantástica (pois a NASA não tem interesse em ajudar de verdade a AEB, o Brasil tem o que oferecer a Rússia para conseguir colaboração).
      Com exceção daqueles dois investigadores da Universidade do Minho, quem em Portugal tem interesse em fazer parceria com o Brasil? Você conhece alguém entre os políticos portugueses que queira?

      http://www.ionline.pt/conteudo/52127-agencia-espacial-luso-brasileira-porque-nao

      Sozinho, o Brasil até tem condições. O problema não é falta de cientistas ou de pessoal especializado. O problema é a falta de interesse dos políticos em apoiar a causa com seriedade. Só a patetice que foi a viagem do astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir ao espaço, para a ISS, o que ele fez lá, e o que ele fez depois, já é de deixar qualquer brasileiro que realmente sonha em ver o Brasil grande, angustiado. 😦
      Se Portugal quer fazer parceria com o Brasil, na minha opinião, é muito bem-vindo. Mas se eu fosse português e consciente do que se passa com o programa espacial brasileiro, não confiaria na classe política brasileira para fazer uma parceria, apesar de confiar no pessoal técnico e nos cientistas. Até os iranianos já estão na frente da AEB!!!

    • Sozinho, e com ambicao, duvido, francamente. Nao com o atraso atual. No curto prazo, a parceria com os ucranianos da ACS permitiria queimar etapas e depois (como faz o Irao) partir para voos mais altos (por exemplo, usando uma Soyuz modificada sob licenca, como a Shenzhou) pensar em enviar astronautas…
      A parceria com Portugal poderia tambem ajudar, dada a nossa historia com a ESA, de facto, mas numa escala inferior ‘a ACS…

  3. Eloir

    Estou aguardando o sucesso do vls. Eloir

  4. Apesar de todos os atrasos, da “ajuda” estadosunidenses e da total ignorância por parte da mídia nacionaL eu ainda acredito no programa espacial brasileiro,que aliais é o único da America latina por tanto falhar não é um opção.

    • A Argentina tambem tem o seu programa proprio… Numa fase ainda mais modesta (e sofrido), mas muito autonomo e ambicioso…

      • Riquepqd

        A Argentina não pode ouvir falar de um projeto brasileiro ambicioso que… Resolve fazer o seu também.

        Assim foi com a bomba atômica, em décadas passadas, com o projeto espacial, e agora até com o submarino nuclear, resolveram fazer um também…

        • Sub nuclear argentino? Essa ainda nao ouvi… Com que dinheiro?

          • Riquepqd

            Quanto ao dinheiro eu não sei…

            Mas quanto ao projeto, dá uma lida neste link, o objetivo são as Malvinas…

            http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-submarino-nuclear-argentino

            E ainda esqueci de outra dos hermanos, eles são os mais ferrenhos opositores das pretenções do Brasil em ocupar um acento permanente no CS da ONU.

            http://www1.folha.uol.com.br/mercado/916823-argentina-eleva-restricao-a-brasil-na-onu-apos-impasse-comercial.shtml

            E o motivo é simples, eles querem este lugar, eles não se enxergam? A grande diferença econômica e bélica dos dois países, belicamente, a Argentina ocupá um ridiculo 5º lugar na América do Sul.

            http://www.militarypower.com.br/ranking.htm

            Se algum latino-americano entrar permamentemente no CS, Não será México ou Argentina, muito menos Venezuela, Peru ou Colômbia, por lógica tem que ser o Brasil, é o mais forte em todos os sentidos. 😉

            • Sim, a rivalidade Brasil-Argentina ‘e tao forte como a EspanhaI-Portugal, mas com menos “passado”… Ao contrario de Espanha, a Argentina nunca vou tentou anexar nem ocupa territorio vosso… O mesmo nao podemos dizer aqui dos nossos “amigos”…

              • riquepqd

                Bem se vê de quem estes hermanos herdaram tamanha arrogância, maldita Espanha que ocupa territórios portugueses, e malditos políticos portugueses que não mexem uma palha contra isso!

                “…, a Argentina nunca vou tentou anexar nem ocupa territorio vosso…”

                Eles não são loucos, não gostariam de ser massacrados, mas não dúvido caso a Argentina fosse a potência hegemonica na América do Sul, certamente eles já teriam tentado reunificar o antigo Reino Unido da Prata, atacando Paraguai e Uruguai, e depois partiriam rumo a Brasília, para acabar com seu princial rival na região.

                Acredito nisso porque o serviço secreto brasileiro descubriu que na época da 2º Guerra Mundial, a Argentina arquitetava junto à Alemanha à invasão do sul do Brasil, isto já foi até motivo de reportagem no programa “Fantástico” da Rede Globo.

                E este fato foi (aliado à outros bem fortes) um dos principais motivos para que Getúlio Vargas escolhesse lutar ao lado dos Aliados, já que antes de alguns acontecimentos, GV dava sinais de que era mais simpatico ao Eixo do que aos Aliados, o mesmo tinha um regime muito mais semelhante ao modelo de Hitler e Mussolini do que aos modelos estadunidense , britânico e francês.

                Mas como querer não é poder, e eles não podem agredir o Brasil, a Argentina fica tentando prejudicar o Brasil em tudo o que pode, mesmo depois de criado o Mercosul, a Argentina vive criando barreiras comerciais para impedir a entrada de produtos brasileiros, e agora não sei quantos anos depois, que o Brasil resolve retaliar e fazer o mesmo, eles se sentem ultrajados, perseguidos pelo imperialismo brasileiro, é revoltante…

      • o programa argentino ainda vai ter que creser muito ate se igualar ao brasileiro mas vc tem razão Clavis foi um erro da minha parte nao te-lo mencionado

  5. Torço p q seja verdade,pa\ís q começaram o seu programa espacial depois do BRASIL já lançaram + de 3 satélites com seus próprios foguetões, e q se tome medidas contra os Ucrânianos,q ñ honraram os seus compromissos, por ordens iankees.E q tomemos m,edidas contra a sabotagens dos mesmo ao n VLS.Quem Viver Verá.

    • Na ACS eu nao culparia os ucranianos (estao falidos), a maior culpa ‘e mesmo do Brasil que deveria ter usado os Cyclone para dar um “salto quantico” na tecnologia de foguetoes. E ‘e pena…

  6. Foram proibidos pelos iankees de nos repassarem a tecnológia dos seus foguetes…e os obedeceram, temos q fazer alguma coisa contra osUcrânianos..e logo. Sds.

  7. jose hugo

    Eu sou tão cético quanto ao programa espacial brasileiro que tenho um depoimento pessoal a revelar, uma amiga minha filha de um ex-deputado federal do Brasil precisava de um emprego, com formação em direito foi colocada em um cargo em comissão na Agência Espacial Brasileira, ela me dizia que achava ótimo trabalhar na AEB, pois ninguém fazia nada e era só ir bater o ponto e ficar um pouco no trabalho e depois ir para casa. Como o Brasil não é um país sério, fiquei imaginando se uma pessoa fosse pedir um emprego e fosse colocada para trabalhar na NASA sendo formado em direito e apenas querendo ganhar uns trocados, só mesmo no Brasil.

    • Ora bem… Sim isso (a ponta do iceberg, decerto) pode explicar o marasmo do programa espacial…
      Penso as vezes que a opcao americana (entregar parte do programa a privados) nao tera as suas vantagens…

  8. Saõ mt sanguessugas juntos, e delapidando os cofres públicos, e ninguém vai preso, conoforme eu digo sempre: a bosta e a mesma,só muda às moscas, e desconfio q sejam da mesma família.

    • A corrupcao segue sendo, enfim, o maior travao ao desenvolvimento do Brasil… Em Portugal o problema tambem tem a sua gravidade, mas creio que estamos (ainda) noutra divisao desse triste campeonato.

  9. Odin

    carlosargus :Foram proibidos pelos iankees de nos repassarem a tecnológia dos seus foguetes…e os obedeceram, temos q fazer alguma coisa contra osUcrânianos..e logo. Sds.

    Caro Carlos Argus,
    Contra os ucranianos, o máximo que o Brasil pode fazer, é romper a parceria. Se os ucranianos preferiram obedecer aos americanos, a culpa é do Brasil que não soube negociar melhor com os ucranianos e fazê-los atender as nossas pretenções. É o seguinte, o que eu acho é que temos que tentar uma aliança com a França mesmo (e por consequência, com todos os membros da ESA). Pode ser que a França atenda aos EUA e faça o mesmo, principalmente com o Sarkozy na presidência. Mas já que os franceses se dispõem em fabricar Scorpènes e Rafales junto com o Brasil, já que a Embraer tem parceira com a EADS que é uma corporação Teuto-Franco-Espanhola de tecnologia aeronáutica, e quem ajudou o Brasil a construir as usinas nucleares de Angra foi a ex-Alemanha Ocidental, então é melhor tentarmos fazer uma aliança com os países da UE mesmo. Talvez posteriormente, a Rússia entre também na aliança. Quanto aos ucranianos, certamente vão se arrepender de terem ouvido os americanos, se a aliança entre o Brasil e a UE vier a se concretizar. E eu quero ver se no futuro os palhaços dos yankees virão bombardear o Brasil igual fizeram com o Iraque!!! E se a EU for desfeita, mesmo assim devíamos fazer alianças com nações da Europa Ocidental.

  10. E por aí, e pegar a grana de volta, já q os mesmos ñ cumpriram com o q foi acordado entre as partes.Eles se submeteram a vontade de roma, claro q por trás disto está a promessa de menores alíquotas no mercado iankSS…Aprendemos?Vamos ver + adiante.

  11. Eloir

    Estamos aguardando o lançamento do VLS.

  12. wantembergpr@gmail.com

    Espero que os governantes Brasileiros, a apressem à construção do submarino nuclear e todo tipo de tecnologia de defesa, antes que seja tarde demais para o Brasil! Estamos chegando perto do ano de 2019. Existe uma forte tendência de uma nova crise mundial. Que pode acontecer, em relação aos países do Oriente Médio. Podendo o Irã e Israel, serem criadores de um cenário conflituoso e grave, de grandes proporções! Que pode se alastrar por toda Europa, oriente médio e Ásia. Alguns países tomaram partido de Israel, e outros tomarão partido do Irã. Só deus sabe a onde isso vai terminar! Quando não houver mais nenhum lugar desconta minado pra se viver no hemisfério norte, ai todos aqueles que sobrarem desse terrível conflito, virão dividir as terras do mundo novo na marra, porque ai, eles virão com tudo, não terão nada a perder! Por esse motivo, temos que está preparado dessa invasão! Se quiserem vir, que venha, mas, numa boa e na paz!

    • O Brasil contudo parece apostado ainda numa timidez atavica e castrante, no que toca à cena internacional. Lamentavel e frustante, numa que podia (e devia) ser uma grande potencia internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: