Sobre a “estratégia lusófona” do atual Governo PSD/PP

No que concerne a uma “estratégia lusófona”, este governo tem dado vários sinais positivos. Desde logo pela inscrição deste termo no programa de Governo, depois, pela primeira visita de Estado do novo MNE (Paulo Portas) a Angola, Moçambique e Brasil. Mais recentemente, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Brites Pereira, afirmou que o Governo estava a trabalhar juntamente com a atual presidência angolana da CPLP para “aumentar a coordenação política junto da ONU”.

A escolha da primeira viagem diplomática de Paulo Portas é assim estratégica e reflete, segundo este responsável governamental uma “visão e valores partilhados da CPLP” que visa “reforçar a cooperação e o projeto CPLP” no que se consiste uma radical alteração de eixo em relação aos anteriores governos Sócrates em que a prioridade europeia foi tão obsessiva que o legado e a potencial riqueza das ligações lusófonas foram relegadas para um plano mais que secundário, para grande benefício de outras nações europeias que assim puderam desenvolver as suas relações económicas e culturais com os países da África lusófona.

Nós, no MIL: Movimento Internacional Lusófono, colocamos grandes esperanças nos frutos de uma estratégia lusófona que tem agora que se materializar num autêntico desígnio nacional que pelo seu desenvolvimento e pela polarização da sociedade nesta direção possa compensar o desnorte e a crescente decomposição a que observamos na Europa.

Fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=521441

Categories: Economia, Lusofonia, Movimento Internacional Lusófono, Política Internacional, Política Nacional, Portugal | Etiquetas: | 13 comentários

Navegação de artigos

13 thoughts on “Sobre a “estratégia lusófona” do atual Governo PSD/PP

  1. Odin

    Eu confesso que estou surpreso com a postura do PSD/PP, especificamente no caso do Brasil. Eu achava que a direita portuguesa não fosse querer proximidade com a esquerda brasileira. Achava que haveria um afastamento entre os países.

    • Bem, em Portugal o PS’e por tradicao o partido mais europeista de todos (e gaba-se disso) o PSD segue (seguia) essa bitola e Paulo Portas (na juventude) criticou a CEE mas depois converteu-se… Em suma, sao todos europeistas mas com o patente declinio desta faz sentido olhar tambem mais alem e penso que ‘e apenas isto que estao a fazer.
      Ainda na semana passada falei com um deputado do partido de Portas que me confirmou esta leitura: europa sim, mas lusofonia tambem… E mais “tambem” do que com Socrates, isso parece-me claro. Alias a mulher de Passos Coelho ‘e guineense e isso influira alguma coisa…

  2. Fenix

    Estratégia da ou para a lusofonia? primeiro recomedo o livro com este titulo.Continua tudo cheio de boas ideias mas a fazerem muito pouco sobre a cplp.

    • A cplp sera sempre aquilo que os seus Estados quiserem que seja, nem mais, nem menos… Por isso o que importa fazer ‘e precisamente pressionarmos (enquanto cidadaos e eleitores) os nossos governos e politicos precisamente nesse sentido.

  3. Espero q o BRASIL abrace o CPLP de verdade, de tal forma, q até envie tropas ,qdo necessário e sobre pedidos, p os outros paises irmãos, sobre licença da comunidade e da ONU.Mas,+ do jeito e forma q estão as FAs do BRASIL literalmente sucateadas , parece-me cada x + dificil. Nunca vi tantos (des ) governos , e tão inrresponsáveis , deixando p amanhã , ou p Deus, a segurança do meu BRASIL.Coisas q deveriam ser p ontem, como o novo caça da minha FAB e o novo caça embarcado p a minha MB e o satélite geoestacionário junto c o seu lançador o VLS , estão p as calendas. Dizer + o quê?Espero q ñ tenhamos um problemas em n mares e ou frnteiras de + de 16000km. quem viver verá.

    • O Brasil comeca a ter um problema de aquecimento da economia… Em resposta o governo Dilma retraiu muitos programas militares ou era isso ou ver a inflacao fugir ao controlo… Mas devia-se ter aberto uma excepcao quanto ao f-x2, dada a grave obsolescencia atual da fab!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

<span>%d</span> bloggers like this: