A Europa do norte experimenta um dos Verões mais secos dos últimos 50 anos. As colheitas estão em risco e em França – dado o baixo nível dos rios – há também o risco de falhas generalizadas de energia porque a água que corre nos rios é insuficiente para arrefecer os reatores das centrais e algumas destas – a menos que chova muito – terão que ser desligadas.
Esta situação vai levar a um aumento mundial nos preços dos cereais e isto num contexto onde já antes a FAO previa para 2012 um aumento global do preço deste tipo de alimentos.
O governo francês está a enviar centenas de milhões de euros em subsídios para os seus criadores de gado e em mais de metade do território foram impostas capitações do consumo de água.
O problema com o reatores não é tanto que falte a água para os arrefecer, mas que como a quantidade de água nos rios é insuficiente isso vai aumentar a sua temperatura, criando catástrofe ecológicas nos vários rios franceses onde há centrais nucleares.
Uma situação semelhante ocorre na Alemanha, onde se espera uma quebra de 25% na produção de óleo de soja (a Alemanha produz 25% deste produto a nível europeu) e o risco de incêndio florestal está atualmente nos seus patamares mais altos.
Deixado para trás na agenda mediática o problema do Aquecimento Global regressa assim às nossas preocupações, recordando-nos que não desapareceu nem que foi resolvido… Estas más colheitas são também um mau sinal para as economias e para as dívidas externas europeias, já que o cereal em falta para a alimentação e para biocombustível terá que ser importado e pago com dólares.
Fonte:
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=europe-braces-for-serious-crop-losses
Economia Européia com problemas no setor financeiro, cadeia produtiva, abastecimento energético… Olha pra quem achou que o pior da crise já havia passado, se engana, o caos esta por vir. É hora dos BRICS se UNIREM pela soberania global.