A China vai entregar 50 aviões JF-17 ao Paquistão começando já as primeiras entregas em julho. Os aparelhos são de produção conjunta entre os dois países, mas estes 50 aviões serão equipados com aviónica mais avançada que aqueles fabricados no Paquistão. A compra será totalmente financiada por Pequim por forma a fortificar os já muito fortes laços diplomáticos e estratégicos entre os dois países.
Decorrem atualmente negociações a propósito da venda dos novos aviões furtivos J-20 ainda em desenvolvimento assim como de aviões FC-1. A confirmar-se esta venda, o Paquistão poderia assim contrabalançar os excelentes 124 Sukhoi Su-30 MKI ao serviço do eterno rival paquistanês, a Índia… Não tanto com os JF-17 mas com o J-20… é claro que antes a China tem que poder provar que é capaz de o construir e de o fazer em grandes números, o que tendo em conta a lentidão tradicional dos projetos chineses de armamento é sempre duvidoso…
Isso e q é ser um “aliado”, o contraponto ao bilhões de Indianos, os buchas,e ganhar uma grna por cima…essa e a china.sds.
Só que a Índia é um aliado ‘interessante’ tanto para o Ocidente quanto para a Rússia, em caso de guerra.
Vital mesmo. Todo o mundo deve prepar-se para travar cedo ou tarde o expansionismo chines e o seu apetite insaciavel por recursos naturais.
Nesse conflito que se desenha no horizonte, a India pode revelar-se um aliado vital… Dada a sua velha rivalidade com a China, disputa fronteirica e grande fronteira comum.
Pingback: PLANO BRASIL - defesa geopolitica soberania (defense geopolitcs strategy intelligence security) - A China vai entregar 50 aviões JF-17 ao Paquistão «
quando a china e a india se envolverem em um conflito serio o resultado pode ser adverso para os dois lados, existem os Naxalite e o dalai lama a se considerar
http://en.wikipedia.org/wiki/Naxalites
http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2007/06/guerras-esquecidas-1-guerra-sino.html
Eu imagino como as duas HIPOTÉTICAS grandes alianças opostas uma à outra numa HIPOTÉTICA 3ª Guerra Mundial ainda na 1ª metade do século XXI, seriam:
1- os países da OTAN (liderados pelos Estados Unidos, talvez com exceção da Turquia), Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Filipinas e outros aliados dos EUA no sudeste asiático, Índia e Israel.
2- China, Coréia do Norte, Paquistão, Irã/Irão, os países árabes do Oriente Médio e norte da África, outros países islâmicos.
Não sei qual dos dois grupos a Rússia se incluiria, acredito que no 1° grupo, vai preferir ficar do lado da Europa e da Índia contra a China e os islâmicos.