Sobre a estranha inflexibilidade dos preços da gasolina

É sem dúvida estranho que quando os preços do barril de petróleo sobem, os preços no consumidor sobem em idêntica proporção e com idêntica rapidez, certo? Errado.

O facto de as subidas dos preços serem rápidas e as descidas lentas e raras são sinais de uma economia de mercado ineficiente onde a sã concorrência não existe.

Parece evidente que os grandes distribuidores aproveitam o pânico internacional nos mercados de commodities para subirem as suas margens de lucro. Só assim se explica a anomalia: rápida subida/lenta descida. O fenómeno é antigo (datando da primeira crise petrolífera em 1973) e já foi alvo de vários estudos económicos e observa-se em praticamente todos os países do mundo. Nos EUA, por exemplo, em 1997 um estudo orientado pela equipa do economista Severin Borenstein concluiu que os preços da gasolina caiam duas vezes mais lentamente do que subiam, depois de cada “choque de preços”. Outro economista, Matt Lewis da Ohio State University, estudou as variações do preço da gasolina num período de dez anos e observou um fenómeno idêntico mas não crê que tal se deva à combinação de preços mas julga que o fenómeno se deve ao facto de quando os preços caem (após uma subida provocada por uma “crise de preços”) os consumidores se sentem compelidos a tornar a comprar gasolina que param de procurar os melhores preços e isto elimina a pressão sobre os fornecedores para baixarem os preços.

Em Portugal, infelizmente, o mecanismo de formação dos preços não é tão flexível como nos EUA, já que a distribuição é controlada por uma única empresa (a Galp) mas a conclusão é idêntica: nunca devemos parar de procurar os melhores preços, sobretudo em momentos de queda dos mesmos…

Fonte:
http://jalopnik.com/#!5795871/why-gas-prices-go-up-much-faster-than-they-go-down

Categories: Economia, Política Internacional, Política Nacional, Portugal | Deixe um comentário

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