O programa japonês de substituição dos seus aparelhos de combate, com a designação de “FX” tem agora – finalmente – três concorrentes: o Boeing F/A-18E/F, o Eurofighter Typhoon e o Lockheed Martin F-35.
Havia sinais de que o Japão também gostaria de poder avaliar o Rafale e o F-22, mas algo frustrou as expetativas francesas e o F-22 continua a não ser exportável, segundo desejo expresso do Congresso dos EUA.
O Japão planeia adquirir 50 aviões FX para substituírem a sua frota de aviões McDonnell F-4s e a decisão final deverá estar concluída a tempo de poder estar incluída no orçamento do governo japonês de 2012.
Em termos de decisão, parece haver uma inclinação geral pelo F-35, o avião que mais se aproxima do F-22, o aparelho que segundo várias fontes era o eleito dos militares e políticos japoneses para contrabalançar o desenvolvimento da força aérea chinesa e a ameaça dos mísseis norte-coreanos. Nesta competição, com efeito, o Super Hornet e o Typhoon correm noutro campeonato, favorecidos apenas pelo seu custo inferior… e estando aqui o Typhoon em pior situação já que no Japão não existe a tradição de opção por aviões militares de origem europeia.
Os caças Su35BM são melhores q td os outros juntos, sem falar no YAK 141 q é um V/STOL…e bem + baratos.
Deste yak nao sei, mas o seu antecessor que equipava os porta-avioes Kiev era tido como um poco de problemas mecanicos…
ainda não entendi para que querem o FX.
se é para substituir os Phanton então o Eurofighter é o indicado, pois é superior aos outros em funções de caça. para ataque tem os Mitsubishi F-2, complementava muito bem com o Typhoon.
mas é como dizes, deve ser o F-35 o escolhido, podendo ainda comprar o modelo “B” para usarem com o Hyuga.