
Cabo Verde (http://www.turismo-viagens.com)
“Cabo Verde deve voltar a fazer uma aposta na pesca, não só pelo papel central do sector na cultura e história do país, mas porque é uma área estratégica no combate ao desemprego e à pobreza. (…) A pesca tem hoje uma expressão marginal na economia cabo-verdiana, representando apenas 0.7% do PIB. Este valor compara com o peso da agricultura (9.6% do PIB) e, sobretudo, com os serviços, que valem 73.5% da economia. (…) Segundo estimativas da ES Research, a economia cabo-verdiana terá crescido 5.4% em 2010 e deverá expandir-se 5.9% este ano e 6.8% em 2012.”
Sol 11 de março de 2011
Cabo Verde é um exemplo para toda a África de língua portuguesa no que concerne a estabilidade democrática, boa governança e desenvolvimento económico e social. Para que siga no bom caminho, a aposta no Turismo tem que ser complementada com uma abordagem num setor produtivo, não terciário. A agricultura, dada a pobreza dos solos das ilhas do arquipélago nao será nunca um setor essencial, mas as pescas, têm todas as condições para o serem especialmente num mundo onde a produção de alimentos será cada vez mais indispensável, sobretudo se existirem excedentes para exportação.
Como em Portugal, o Mar deverá ser o setor mais estratégico para o desenvolvimento da economia caboverdiana a longo prazo. O Mar será assim um campo onde os dois países podem estabelecer parcerias e crescer em conjunto, aproveitando sinergias e, todo o trabalho já desenvolvido nesse campo por Portugal.
A pesca seria uma muito boa ideia para Cabo Verde, mas será ainda uma estratégia possível?
ver – http://www.youtube.com/watch?v=3MxCzg5oupo
Trailer for the documentary Sand Grains.
The island nation of Cape Verde is running out of fish but so is the EU. To secure fishing treaties, the EU uses it’s arsenal of embargo, black list and corruption. This is the personal story of Jose Fortes, how the EU treaties affect his family and friends in the fishing village of Ribeira da Barca and how people have to destroy their environment to be able to survive.