
P-3 CUP+ (http://www.emfa.pt)
Portugal tem uma muito extensa área marítima para vigiar. Um papel essencial nessa importante missão estratégica para o país tem sido cumprido pelos aviões P-3 Orion da FAP. Originalmente construídos no padrão P-3B, uns, outros holandeses e do P3-C, estes aparelhos foram convertidos sucessivas vezes até ao atual padrão P-3P
Estes aparelhos são cada vez mais estratégicos para Portugal dada a nossa extensão zona económica exclusiva e a importância que este derradeiro grande recurso pode ter para o país.
Contudo, a frota de P-3 está a ficar demasiado envelhecida… os aviões de origem holandesa e da série P-3C e que foram recebidos em último lugar brevemente irão formar a maior parte da frota da aviões P-3 da FAP. É verdade que estes aparelhos serao complementados pelos novos CASA C-295 VIMARs, mas estes têm muito menos autonomia que os P-3 e precisam de receber mais equipamento além daquele com que foram entregues à FAP.
Atualmente a frota de P-3 está equipada com radares marítimos israelitas IAI Elta’s EL/M-2022 e uma torre de vigilância L-3 Wescam’s MX-15HDi.
A variante P-3 atualmente em uso na FAP é a P-3 CUP+ cujo primeiro aparelho foi entregue em agosto de 2010 tendo sido o último de março de 2011. Os restantes 3 aparelhos serão atualizados em Alverca nas instalações das OGMA até fevereiro de 2012.
Fonte:
http://www.defenseindustrydaily.com/upgrades-coming-for-5-portuguese-p-3cs-04535/
Comentários Recentes