
Fernando Nobre
“Um terço da população do planeta vive em situação de pobreza, a saber, vive com menos de 2 dólares por dia e que um quinto do planeta vive em situação de miséria absoluta, isto é, com menos de um dólar por dia por pessoa. Falar de pobreza é automaticamente falar de violação de Direitos Humanos.”
Fernando Nobre
Gritos contra a Indiferença
Não há Direitos Humanos, sem libertar o Homem dessa condição desumana que é aquela imposta pela Fome e pela Miséria. Como dizia Agostinho da Silva só um “para pensar é preciso não ter a barriga vazia”. Este trágico número demonstra de forma cabal e terminalmente eloquente o fracasso do neoliberalismo e, sobretudo, de uma globalização radical e de um funesto favorecimento crónico do setor financeiro sobre as restantes atividades económicas. Apesar da existência de melhorias concretas em alguns países do Oriente e da América do Sul, há ainda continentes inteiros onde essas melhorias nao foram ainda registadas… e mesmo onde elas tiveram lugar, há severos problemas de desequilíbrios de distribuição de rendimentos por resolver.
Pior que isso é o contraste: os 20% simétricos desses que vivem em pobreza extrema (menos de um dólar por dia), que são aqueles que detêm 80% (4/5) dos recursos do planeta!!! Só é pena que a “riqueza” deste mundo tenha de se traduzir em dólares, ienes e euros, porque se fosse medida em escrúpulo, sentido de justiça e altruísmo, provavelmente a situação era a oposta. A ganância do dinheiro é serva de muito maus instintos e sentimentos. Já vai sendo altura de colocar o Valor onde ele pertence – no carácter e na humanidade.