
Fernando Nobre (http://ma-schamba.com)
“A Europa envelhecida, sem verdadeiras e eficazes políticas demográficas (salvo a França talvez e, mesmo assim, insuficientes), precisa de sangue novo e de força laboral.
Com o subdesenvolvimento crónico da África subsariana, com elevadas taxas de desemprego (de 50% no Senegal a 90% no Zimbabué). (…) Por volta de 2025-2030 a África Negra colocará mais jovens no mercado de trabalho que os EUA, Canada, Japão, Rússia e Europa em grupo!”
Fernando Nobre
Humanidade
De um lado, temos uma Europa envelhecida e onde políticos sem visão estratégica ou de futuro, nada fizeram durante décadas para resolver um problema que esvazia a Europa das suas gentes. Do outro temos, uma África que se enche de gente cada vez mais miserável e esfomeada e com menos e menos perspetivas de futuro. De um lado, o vazio demográfico, do outro, o transbordo… O que se irá passar nos próximos anos na região Europa-África é idêntico ao fenómeno Sibéria Russa-China: e só pode resultar na deslocação massiva de populações de uma banda para a outra banda da fronteira.
Comentários Recentes