
Fernando Nobre (http://ma-schamba.com)
“Ouse-se fazer a reforma que se impõe nas Nações Unidas e nas instituições de Bretton Woods (FMI, Banco Mundial), no sentido da sua mais ampla democraticidade e representatividade, exigidas com razão pelos países emergentes: no grupo dos BRIC, o Brasil e a Índia deveriam ter direito a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (a Rússia e a China já têm), mas também assim deveria ser para a Alemanha, o Canadá, o México, a Nigéria, o Egipto, a África do Sul, o Japão, o Paquistão e a Indonésia”
Fernando Nobre, Humanidade
A presente composição do Conselho de Segurança é obsoleta. Saída diretamente do fim da Segunda Grande Guerra, refletia a preocupação em conceder aos vencedores desse conflito mundial um lugar preponderante, a partir do qual pudessem fazer aplicar a sua influência.
Urge reestruturar a composição do Conselho de Segurança, adequando-o ao papel económico crescente das potenciais emergentes e fazendo representar nesta mesa os países de maior peso demográfico no globo. Não faz sentido, nem credibiliza a instituição, manter como membros permanentes no Conselho de Segurança unicamente os vencedores de uma “Guerra Mundial” que já terminou há bem mais do que meio século e excluir deste países tão influentes e representativos como a Índia (que pagou o “pecado” de não existir em 1945) ou o Brasil, apenas para citar os dois exemplos mais chocantes.
Pingback: Fernando Nobre: “o Brasil e a Índia deveriam ter direito a um … | Info Brasil
Temos de agradecer a posição de Portugal, é leal, + acredito q deveriamos nos abster deste encargo.Só vai trazer + problemas ao BRASIL. Sds.
“A presente composição do Conselho de Segurança é obsoleta.”
concordo totalmente!
“e excluir deste países tão influentes e representativos”
podemos ter problemas do género com o Irão, Paquistão e Arábia Saudita a reclamarem um lugar. e não são nada recomendáveis! Indonésia, Japão, Nigéria, Bangladesh, Filipinas, Alemanha ou mesmo o México poderiam reclamar por um lugar pelos motivos indicados (económicos e demográficos).
e se extinguissem o Conselho de Segurança??? ninguém lhes dá ouvidos??? o que adiantou na infame guerra EUA-Iraque???