
Mars Reconnaissance Orbiter (http://www.jpl.nasa.gov)
Uma das últimas fotos da sonda Mars Reconnaissance Orbiter revelou uma cratera recente expondo gelo de água. A cratera tem apenas seis metros de diâmetro e tem uma área de apenas 2 metros quadrados, mas a câmara HiRISE de alta resolução desta sonda da NASA conseguiu captá-la onde ela em abril de 2004 ainda não existia, concluindo-se que terá sido formada entre essa data e a da tomada da fotografia, janeiro de 2010. A descoberta deste gelo de água ocorre numa latitude bem mais a sul do que a de outros achados semelhantes. O gelo parece estar a uma profundidade semelhante aquela escavada pelo Phoenix no pólo sul marciano em 2008 e onde foi encontrado gelo de água.
Por notável que seja esta descoberta, não é inédita: em agosto de 2008 a câmara HiRISE encontrou gelo pela primeira vez numa cratera interno. Na época, a comunidade científica ficou espantada com a comprovação da existência de gelo de água com 99% de pureza e apenas 1% de impurezas.
Atualmente, estima-se que o gelo marciano tenha algumas centenas de milhar de anos de idade, quando a água líquida era comum em Marte.
Fontes:
http://www.space.com/scienceastronomy/nasa-spacecraft-finds-young-mars-crater-100827.html
http://marsprogram.jpl.nasa.gov/mro/
Bom ver que a exploração espacial e a busca por vida em Marte seguem seu rumo gostaria de estar aqui para ver os vôos tripulados para o planeta vermelho, mas acho que isso infelizmente não vai acontecer, também gostaria de ver a não monopolização por partes dos EUA ou da União Européia, mas isso já é fato consumado e só devem ser superadas muitas gerações depois, bem só nos resta aguardar ate Lá, não é Clavis? Bom post.
PS.:Clavis primeiro obrigado por colocar o óvni negro comigo de novo.